17/05/2010

MAIS DOIS CAMPEÕES NACIONAIS



Neste fim-de-semana ficamos a conhecer mais dois campeões nacionais. Um previsível no PO01, o FC Porto, e outro menos previsível no PO06.

Sobre o FC Porto (PO01) iremos falar num artigo à parte.
No P006, existia a curiosidade para ver como o Sismaria, sério candidato ao título e a jogar em casa iria “funcionar”. E de observar se o ABC iria ou não fazer o tri.




Mas o ABC vinha mesmo pronto a fazer o tri, e assim o fez.. Começou esta fase final de forma evidente vencendo por 6 ao Aguas Santas. No 2º dia de prova iria ter a verdadeira prova de fogo. E o resultado foi um empate, deixando as grandes decisões para a ultima jornada. Em que Porto e ABC tinham hipóteses de serem campeões.

No ultimo jogo o ABC mostrou mais uma vez a sua superioridade e venceu de forma clara o Porto.



Mais uma vez o bom trabalho da formação do ABC dá frutos, e mais um troféu que vai para a galeria de um dos clubes portugueses mais galardoados.

Nesta prova destacamos a nível ofensivo os seguintes atletas.

ABC
Carlos Osório, Tomás Albuquerque, André Azevedo e Sérgio Canico
FC PORTO
Belmiro Alves e Antonio Ventura
A.SANTAS
Diogo Carraca e Pedro Machado
SISMARIA
Frederico Malhão

Classificação
1- ABC – 8
2- FC PORTO- 7
3- AGUAS SANTAS- 5
4- SISMARIA – 4

Resultados
1ª jornada – 14-05-10
AA Águas Santas : ABC Braga Andebol Sad, 31-37
FC Porto : AC Sismaria, 38-36

2ª jornada – 15-05-10
ABC Braga Andebol Sad : AC Sismaria, 29-29
AA Águas Santas : FC Porto, 33-34

3ª jornada – 16-05-10
FC Porto : ABC Braga Andebol Sad, 28-37
AC Sismaria : AA Águas Santas, 31-33

Imagens retiradas do site da FAP

13 comentários:

Anónimo disse...

Este fim-de-semana foram encontrados 4 Campeões Nacionais:
PO1 - FCPorto
PO2 - A.A.São Mamede
PO6 - ABC de Braga
PO9 - Gil Eanes

Anónimo disse...

parabens ao Abc que ao contrário de benficas soportings e portos e belenenses conseguer ser um ganhador mesmo sendo um formador. se tivessemos mais clubes como o abc portugal tinha um nivel muito superior em termos internacionais.

Anónimo disse...

Boas,
Não tinha por andebol grande paixão, contudo foi desafiado pela minha família directa a assistir aos jogos sobretudo aos do meu sobrinho que é jogador do Sismaria, tenho de confessar o seguinte:
ABC - Um justo Campeão com uns jogadores muito bons e um conjunto muito coeso.
FCP - Sempre em esforço uma equipa muito desequilibrada vivendo de dois jogadores, sobretudo um que é um fora de série de força e talento.
Aguas Santas - Equipa mais equilibrada mas que lhe falta Guardar Redes e não deve ter banco à altura pois quase nunca jogaram.
Sismaria - Pois eu também tinha muita esperança mas não deu, não deu porque apesar de termos uma boa equipa falta mais qualquer coisa abeira da outras 3, mas estão de parabéns foi muito bom o 4 lugar.
Quanto a mim fiquei um pouco mais espectador de andebol porque de facto assisti sempre a excelentes jogos e com resultados sempre incertos.
Leiriense.

Anónimo disse...

Anónimo de 18 maio, as 9_39, o clube formador e ganhador perdeu com o fcp a PO 1 sabia? Quer saber o resultado?


em juniores como vai o abc ganhador? o fcp está na fase final sabia?

Anónimo disse...

Anónimo das 9:39. Na PO1 o fc porto ganhou, é certo, mas com quantos jogadores da sua formação? pelo contrário alguns que lá jogam passaram pela formação do ABC: Dario, A. Rodrigues, I. Carmo.
Em juniores quantos da equipa do FC Porto são mesmo da sua formação? Alguns foram comprados a alguns clubes das redondezas para jogarem no FCP. A diferença não está na formação mas sim no dinheiro disponível.

Anónimo disse...

Em grande o ABC... Mesmo quando as coisas não correm pelo melhor nos Seniores, temos sempre motivos de alegria todos os anos. e correr mal é não ficar em 1º... Parabéns aos Juvenis "A" e Força aos "B", que por muitos esquemas que inventem, no fim, a justiça vai vir ao de cima. Parabéns e Força!!!

Anónimo disse...

A ignorância é traiçoeira.
O que acusa o porto de fazer, estes 3 "belos" exemplos dados por si, aconteceu exactamente isso, pq o abc sempre fez isso, durante anos a fio.
Dario, oriundo do CAB para o abc em juvenis, Alvaro do macieira para o abc em juvenis e o Inácio do Sismaria para os seniores.

E agora?

Anónimo disse...

Eu se calhar não me expliquei bem ou então não percebeu o que eu escrevi. Eu não disse que o ABC formou esses jogadores, mas sim que eles passaram pela formação do ABC (já agora, o CAB era uma espécie de clube satélite do ABC). O que eu gostaria que reparasse é que da última equipa sénior do ABC que defrontou o FC Porto (que, por sinal, até jogou bastante mal), só o H. Figueira e o pivot é que não foram formados no ABC. A equipa de juvenis tem só jovens de Braga que chegaram para serem campeões. O FC Porto tem outros argumentos financeiros e, por isso, pode contratar quem quer, quando quiser. Além disso a base de recrutamento do Porto é muito maior que a do ABC pois, como toda a gente sabe, a área metropolitana do Porto é muitíssimo maior que Braga. E, pela estatística, é muito mais fácil arranjar jovens dotados para a modalidade em muitas pessoas do que em poucas.
Atenção: o FCP não tem culpa disto e faz as coisas de acordo com as suas possibilidades. O que eu não gosto é que desvalorizem o trabalho do ABC na formação pois, com armas inferiores (pelos motivos citados anteriormente), tem conseguido resultados verdadeiramente assinaláveis.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Nao discuto nem ponho em causa os argumentos de um e de outro clube, apenas refiro que ambos os clubes fazem a prospecção nos meios mais proximos e isso ve-se.
Gaifém vindo do esposende, matos do fafe,tiago pereira do fermentoes, e bogas do cab tal como o dario andrade, são outros dois exemplos disso.
Passar pela formação não siginifica formar, mas sim, participar na formaçao deles, que é bem diferente.
Isso o fcp também faz na maioria deles, porque são muito poucos os que nascem, crescem e jogam no fcp desde a sua iniciação.
Se pensarmos bem, os clubes sao "iguais" e aproveitam os meios disponiveis nas redondezas, sem desvalorizar qualquer trabalho dos 2 clubes.

Anónimo disse...

tiago rocha filipe martins jogadores do porto desde os infantis, tendo o tiago estado dois anos no sao paio de oleiros, filipe mota e hugo laurentino foram formados no porto....
talves estejam aqui alguns exemplos.

Anónimo disse...

Filipe Mota formado no Porto?? ;)
GC Odivelas meu amigo...

Anónimo disse...

Hugo Laurentino desde os juvenis, Filipe Mota desde os juvenis, Ricardo Moreira desde os juvenis, tiago rocha desde os infantis tendo passado pelo s.paio de oleiros, filipe martins desde os infantis. Esta é a equipa de formaçao do fcporto. Claro que como em todos os clubes, o fcp foi recutá-los a outros clubes.

Anónimo disse...

caramba, houve gente q ficou ofendida com o meu comentario e eu que ja nao passava aqui a algum tempo.

nem sequer vou entrar por essas história de ir buscar jogadores a outros clubes

o que falei e eu nao sou de nenhum clube que nomeei é que o abc tem efectivamente uma politica de formaação. grande parte dos jogadores formados no clube iniciaram la e os que vieram de fora escolhidos com critério e com seriedade. do porto nao se pode dizer o mesmo. o porto tem sido um cemitério de jovens promessas e assim matado muitos clubes das redondezas. quantos jogadores se mudaram para la em idade de infantil e iniciado para depois desistirem da modalidade e juvenil ou junior. Até porque se o porto quisesse ser um formador, ou qualquer um dos grandes ninguem lhes tocava e eram campeoes com 20 de avanço sobre qualquer outro.