09/12/2009

PO03- RESUMO DA JORNADA


Depois de algum tempo em que não publicamos o resumo do PO03 eis que regressamos com carácter semanal.

Gostamos sempre de dar voz a todas as divisões, por isso é com satisfaçao que vemos o "regresso" deste espaço.

ZONA SUL

Oriental Lisboa 26 – 24 ACR Zona Azul
GDR Quinta Nova 18 – 26 Vitória FC
Vela Tavira 20 – 19 GS Loures
CD Paço Arcos 33 – 18 CD Olhanenses
Lagoa AC 20 – 19 IFC Torrense
AC Sines 16 – 32 CD Marienses

Nesta jornada 12ª e 13ª Jornada, realizadas no Sábado e na Terça-feira, houve surpresa na Zona Sul onde o Vitória F.C. perdeu por 8 golos no Sábado frente ao Zona Azul e o Loures seria derrotado na deslocação até Tavira por um golo frente ao Vela.

Mas começamos pela jornada de Sábado, onde um Vitória desfalcado sem Rolando Costa e Rui Mamede seria derrotado por 28-20 na deslocação até Beja, frente a um Zona Azul que contém um experiente Nuno Silva a comandar defensivamente. Outra deslocação que destacamos foi a do vice-lider, Paço de Arcos, até à Torre da Marinha onde venceu por 3 golos num jogo emotivo e o importante João Pinho foi desclassificado, veremos qual será a sua sanção visto que poderá falhar as próximas jornadas que poderão ser decisivas para o clube da linha. O Oriental decidiu "vingar" a derrota da 1ª Jornada e venceu por uns claros 31-20 o Lagoa, curiosamente esta equipa apenas com 8 jogadores e esperemos que tenha sido um caso isolado porque quem fica a perder é apenas o Andebol. O Loures cumpriu, recebendo e vencendo o débil Quinta Nova, desta vez por 36-18. Por sua vez, o Sines foi até Olhão e volta a vencer o clube local desta vez por 4 golos, apesar de na 1ª Jornada devido à inscrição de um oficial ter perdido o jogo na secretaria. E por fim, o Vela Tavira deslocou-se até a Porto Santo para defrontar os Marienses mas não conseguiu ir além de uma derrota por 3 golos.


Na 13ª Jornada, o jogo da jornada seria o Vela Tavira, que está em ascendente, frente a um Loures, que nos últimos jogos tem vindo a claudicar e desta vez pode ter mesmo perdido quaisquer hipóteses de chegar até à Fase Final, tudo porque o Vela Tavira impôs-se e venceu por 1 golo. O Zona Azul que depois da surpreendente vitória frente ao Vitória de Setubal deslocou-se até Lisboa para defrontar o Oriental mas a equipa Lisboeta levaria a melhor ao vencer por 2 golos. O Lagoa que depois da derrota pesada do fim-de-semana em Lisboa, recebeu o Torrense e venceu o Torrense por um golo. O equilíbrio foi dominante em metade dos jogos nesta jornada, mas o Vitória, o Paço de Arcos e os Marienses limitaram-se a vencer e convencer ao derrotarem o Quinta Nova, Olhanenses e o Sines por 8, 15 e 16 golos, respectivamente.


Assim ao fim de 13 jornadas, as previsões apontam o Vitória F.C. e o C.D. Paço de Arcos com um passo já na Fase Final mas atenção porque o Paço de Arcos na próxima jornada vai até aos Açores e depois recebe o Loures antes do final de 2009, podendo decidir já o apuramento em caso de vitória dos paço arquenses. E logo no início de 2010 iremos ter um escaldante Vitória - Paço de Arcos, que será sem dúvida um grande espectáculo dentro e fora das quatro linhas, como ocorreu nos últimos encontros. Mas do 3º ao 7º lugar apenas há 2 pontos de diferença e acreditamos que pelo o menos o Vela Tavira irá dificultar bastante as contas, é pena o início menos bom por parte de equipas com o Vela Tavira, Zona Azul, Marienses e Oriental porque senão iríamos ter luta até ao fim a 7, seria muito bom para o Andebol... Na cauda, Sines leva vantagem de um ponto sobre o Quinta Nova e Olhanenses, com apenas uma vitória.


ZONA CENTRO

CD Lousanense 21 – 32 Ass. 20 KM Almeirim

Batalha AC 26 – 26 SIR 1.º Maio

AA Coimbra 34 – 36 AD Albicastrense

NA Samora Correia 26 – 22 Académico Viseu

ADRE Palhaça 27 – 28 ABC Nelas

Tondela AC 27 – 31 ADC Benavente

Nesta 12ª jornada, o destaque foi para a vitória do Lousanense em Viseu frente ao Académico por 4 golos, conquistando surpreendentemente a 2ª vitória na prova. Quem aproveitou o deslize para se aproximarem na classificação foi o Benavente e o SIR 1º de Maio, o Benavente recebeu e venceu o Samora Correia por 1 golo. O SIR 1º Maio nesta jornada recebia o Almeirim, que os tinha derrotado por 1 golo na jornada inaugural, mas destas vez não deixaram os créditos por mãos alheias e venceram por 4 golos, vantagem que poderá ser importante nas contas finais. Nos outros jogos, a Académica de Coimbra foi até Nelas derrotar o ABC local por 24-28 e colou-se também ao Ac. Viseu. Por sua vez, o Batalha recebeu e venceu o Palhaça por 4 golos. Mas a goleada da jornada seria imposta pelos líderes da série, Albicastrense, ao vencerem no seu reduto o Tondela por 13 golos num jogo onde houve 75 golos (!).

Na 13ª jornada, o Almeirim conseguia terminar com o ciclo infernal de 5 derrotas consecutivas ao derrotar na Lousã o clube local por 11 golos e veremos se esta fase menos boa não poderá ser responsável pelo não apuramento para a Fase Final, apesar de na nossa opinião acreditaremos que a equipa de Almeirim vai estar na luta até ao fim. Quem entrou numa fase menos má foi o Ac. Viseu que, desde a vitória sobre o Almeirim, já vai na segunda derrota consecutiva sendo mesmo ultrapassado pelo Benavente e SIR 1º Maio, desta vez na deslocação até a Samora Correia, onde perdeu por 4 golos. O SIR 1º Maio viria a ser surpreendido na deslocação até à Batalha, ao empatar a 26 bolas, perdendo 1 ponto que poderá a vir a ser importantíssimo. No jogo grande da jornada, que colocava frente a frente os albicastrenses e os estudantes, lider e vice lider mas seriam os líderes a levar a melhor ao vencerem por dois golos em Coimbra, num jogo com 70 golos (!). O Benavente que continua em grande, atingiu a 5ª vitória consecutiva e a 2ª posição, ao vencer em Tondela por 4 golos, de destacar que o Benavente realizou 3 jogos em 4 dias. No outro jogo da jornada, desta vez entre aflitos, o ABC Nelas foi até ao reduto do ADRE Palhaça e venceu por uma bola, conquistando a sua segunda vitória na prova.

Ao final destas 13 jornadas, o Albicastrense é o grande favorito a ser o primeiro clube a atingir o apuramento. Mas o segundo lugar de apuramento está em aberto e tudo porque entre o 2º e o 7º classificado estão 3 pontos de diferença, as próximas jornadas vão ser interessantes nestas contas visto que iremos ter até ao final do ano Almeirim - Samora Correia, Benavente - Ac. Coimbra e um Ac. Coimbra - Ac. Viseu. Na cauda do pelotão, Nelas e Lousanense repartem a última posição com 13 pontos.

ZONA NORTE

Callidas Clube 34 – 33 CA Leça
FC Gaia 24- 26 CDC Santana
Gondomar Cultural 28 - 25 ACD Monte
Ílhavo 35 – 28 FC Infesta
CCR Fermentões 41 – 25 GDC Azurara
AD Afifense 30 – 17 Estarreja AC

Na 12ª Jornada, o Callidas deslocou-se até ao reduto do ACD Monte e venceu apenas por um golo, esperávamos uma vitória com uma vantagem superior devido aos números do jogo da 1ª volta em Vizela. Quem isolou-se foi o Santana na segunda posição, que recebeu e voltou a vencer o Ílhavo por apenas um golo mas desta vez em Gueifães. E isolou-se tudo por culpa de um Infesta que decidiu bater o pé ao Afifense, ao empatar a 21 bolas no seu reduto, igualando o Monte. Por sua vez, o Estarreja, à mesma hora e também em casa, não quis ficar atrás dos portistas e atingiu assim a sua terceira vitória na prova, ao vencerem o Gondomar por 37-32. Já o Fermentões, praticamente arredado da luta por um lugar a fase final, decidiu complicar as coisas para a equipa de Gaia, ao vencer por uma bola no seu reduto. No resultado mais expressivo da jornada, o CALE foi até ao Mindelo vencer o Azurara por 8 golos.


Nesta 13ª jornada, que ocorreu no feriado de 8 de Dezembro, o Gaia recebia o Santana no jogo do tudo ou nada porque uma derrota praticamente arredava as possibilidades de conquistar um lugar na Fase Final. Por sua vez, o Santana sabia que ao vencer manteria a 2ª posição e apenas bastava de preocupar-se em gerir até à última jornada, onde recebe o Afifense. Os números mostram por si, jogou-se durante 24 minutos com menos um jogador e ainda houve tempo para duas desqualificações, no final o Santana conquistaria uma importante vitória e o Gaia apenas com um milagre conseguirá atingir a fase final, mas atenção a bola é redonda e ainda há muito campeonato...O Afifense recebia o Estarreja, entrou em campo a saber da vitória do Santana e sabia que não podia obter outro resultado sem ser uma vitória, e não deixou os créditos por mãos alheias ao cilindrar por 13 bolas. Por sua vez, o Callidas recebeu e venceu o CALE por 34-33, mais uma vez pela margem mínima. O Gondomar, que depois da surpreendente derrota na jornada anterior, e o Ílhavo receberam e venceram o Monte e o Infesta por 3 e 8 golos, respectivamente. A goleada da jornada vai para o Fermentões, que recebeu e venceu o Azurara por 14 golos.


Ao fim destas 13 jornadas, as nossas previsões vão para o apuramento do Callidas e o segundo lugar a ser disputado pelo Santana e Afifense. Em relação às restantes equipas, só um milagre poderá fazer com que atinjam a fase final... Na cauda, Azurara e Estarreja encontram-se a 3 e 1 pontos, respectivamente, do Infesta, que mantém-se assim acima da linha de água.

4 comentários:

M.C disse...

O Marienses joga em Vila do Porto e é um clube da Ilha de Santa Maria - Reagião Autónoma dos Açores.


Porto Santo = Região Autónoma da Madeira.


Saudações Insulares

Anónimo disse...

Mais uma excelente cronica da jornada dupla, só pecou nessa gralha referida no post anterior.

DEIXEM PASSAR O CAMPEÃO!!

Anónimo disse...

"Nesta 13ª jornada, que ocorreu no feriado de 8 de Dezembro, o Gaia recebia o Santana no jogo do tudo ou nada porque uma derrota praticamente arredava as possibilidades de conquistar um lugar na Fase Final. Por sua vez, o Santana sabia que ao vencer manteria a 2ª posição e apenas bastava de preocupar-se em gerir até à última jornada, onde recebe o Afifense. Os números mostram por si, jogou-se durante 24 minutos com menos um jogador e ainda houve tempo para duas desqualificações, no final o Santana conquistaria uma importante vitória e o Gaia apenas com um milagre conseguirá atingir a fase final, mas atenção a bola é redonda e ainda há muito campeonato..." exelente crónica num jogo com 2 equipas com aspirações superiores, num jogo de nervos do 1minuto até ao ultimo segundo num bom ambiente, exelente fair-play de ambas as equipas que propocionaram um exelente jogo de andebol, com pena o meu gaia perdeu de cabeça erguida que tudo fez para vencer. Exelente arbitragem de uma dupla totalmente desconhecida de vila real num jogo muito complicado e que tiveram sempre altura do jogo, parabens meus senhores. Vamos continuar a lutar até ao fim...

Anónimo disse...

Todas as equipas perdem um dia. Alguém pode comentar a derrota do Setúbal no Zona Azul? Um candidato a jogar a 2ª fase perdeu por uma diferença significativa. As ausencias dos jogadores referidos foram assim tão importantes?