10/12/2009

PO02- RESUMO DAS JORNADAS


ZONA NORTE

A norte também houve de tudo nestas duas jornadas.

Nesta jornada dupla o Ismai foi a equipa que venceu em diversos campos, começou por ter uma deslocação difícil a S. Mamede de onde saiu vitorioso. O jogo no primeiro tempo foi equilibrado sendo apenas quebrado esse equilíbrio nos 5 minutos finais onde os da casa fizeram um parcial de 3-0. Os maiatos sairam a perder ao intervalo mas entraram motivados para dar a volta ao encontro e assim conseguiram, aproveitando algum desacerto defensivo dos homens da casa e uma boa exibição de Tiago Silva na segunda parte conseguiram passar para a frente do marcador ao 15m depois ate ao final podiam ter ganho o jogo por mais do que um golo mas algum desleixo e mérito da equipa da casa que decidiu vender cara a derrota acabou por cifrar o resultado final num 28-29 a favor dos maiatos. Destaque para o bom ambiente vivido dentro e fora campo entre duas equipas que lutam pelos mesmos objectivos.O Ismai consegui mais uma vitória importante mas mantêm-se ainda fora da Fase final.

Em Lamego, o Santo Tirso conseguiu uma vitória sofrida perante um Lamego que demonstrou toda a sua raça. E depois de um primeiro tempo em que dominou o Lamego na segunda parte deixou-se levar pelo coração e começou a entrar em constantes discussões com a dupla de arbitragem e quem aproveitou foi o Santo Tirso para recuperar e a desvantagem e vencer no final. Marco Rodrigues nos da casa enquanto jogou foi o melhor tal como Diogo Oliveira nos jesuítas.

O Modicus recebeu o Académico e dominou toda a primeira parte conseguindo uma boa vantagem que geriu durante todo o segundo tempo, o académico é uma equipa aguerrida e vendeu cara derrota, com este resultado o académico deve ter perdido o comboio da Fase Final o Modicus continua o seu excelente trajecto.

Maria Balaio e SP Oleiros venceram com alguma tranquilidade Feirense e Avanca.

Na jornada 14 a surpresa veio de Avanca onde os locais impuseram um empate ao Modicus, o jogo foi sempre dominado pelos forasteiros chegando estar a vencer por seis/sete golos de vantagem no segundo tempo mas tal como outros adversários que se deslocaram ao Comendador Adelino Costa, a equipa de Filipe Soares , começou a relaxar e com Tiago Cunha de volta à equipa de Avanca e em bom nível os homens de Luís Santos foram recuperando acabando por empatar com um livre final para lá do apito. O Modicus deixou fugir a Maria Balaio na liderança e no próximo jogo tem um difícil perante o Ismai o Avanca com este empate e ganha algum folgo para os próximos jogos.

No Pavilhão do Lima jogava-se um bom encontro com o Académico a receber o Santo Tirso, os jesuítas não podiam perder para não desarmar na luta da fase final mas pela frente tinham a boa equipa do Académico que aparentemente esta fora da fase final mas terá uma palavra decisiva na selecção dos apurados. O Ginásio novamente sem Diogo Oliveira não consegui fazer frente a uma bem arrumada equipa do Académico, a equipa da casa dominou todo o encontro e com Bruno Maia de regresso aos bons jogos foi com naturalidade que ao intervalo os homens da casa já venciam por 3 bolas. No segundo tempo foi mais do mesmo e com Mário Rego no Santo Tirso a não chegar para as encomendas o Académico fazia do seu colectivo a melhor arma para derrotar os jesuítas e assim foi sem grande réplica no segundo tempo bom jogo no Académico de Bruno Maia, Tiago Leite e Marco Pinheiro no Ginásio apenas Mário Rego quis rumar contra a maré. Para os da casa foi um resultado moralizador para o Santo Tirso foi o perder do quarto lugar para o Ismai.

Maria Balaio, S. Mamede e Ismai venceram respectivamente Lamego, Feirense e SP Oleiros, os dois primeiros não tiveram dificuldades para se impor aos seus opositores conseguindo vitórias naturais, o Ismai durante a primeira parte ainda teve o jogo equilibrado mas no segundo tempo consegui dar a volta a um sempre incomodo Oleiros.

As duas próximas jornadas vão ser bastante decisivas e elucidativas do que vai ser o futuro dos apurados nesta zona. A próxima jornada coloca frente a frente os primeiros quatro classificados. Modicus e S. Mamede recebem Ismai e Maria Balaio respectivamente, são jogos de prognóstico incerto mas as equipas que jogam em casa tem alguma vantagem. A observar este jogos vai estar o Santo Tirso que recebe o Avanca e vai tentar voltar as vitórias. Prevê-se que Oleiros e Académico consigam levar de vencida Feirense e Lamego.

ZONA SUL

Quatro dias, duas jornadas, surpresas e muita indefinição assim se pode concluir após a realização das jornadas 12 e 13.

Começando pela jornada doze o líder Camões tinha uma jornada difícil com a deslocação ao terreno do Ginásio do Sul que vinha de um ciclo bastante positivo e assim se confirmou , embora na primeira parte o Camões tivesse sido superior podendo até estar com uma maior vantagem ao intervalo do que os quatro golos que tinha de vantagem na altura, no segundo tempo começou a sentir bastantes dificuldades para suster o ataque do ginásio onde se ia destacando Jorge Pinto mas a equipa de Maria de Fátima transpira saber e matreirice e mesmo órfã de João Oliveira, conseguiu na hora da verdade aparecer e com os seus homens mais importantes a conseguirem garantir um triunfo, com esta vitoria o Camões foi a primeira equipa a garantir matematicamente o apuramento para a fase final.

O Alavarium tem vindo a perder algum gás e quando no rescaldo da primeira volta apontávamos esta equipa como sendo superior as restantes perseguidores e que conseguiria passar em segundo lugar eis que a turma de Aveiro tem perdido alguns pontos e esta envolvida na luta pelo apuramento, a deslocação ao Alto Moinho trouxe-lhes um dissabor nada esperado, um jogo sempre disputado taco a taco durante toda a primeira parte, onde as duas equipas iam dividindo o marcador, ora eu na frente ora tu e assim chegou com o ALA na frente por uma bola ao intervalo. No segundo tempo a tuada manteve-se embora o ALA tivesse ganho alguma vantagem nos primeiros 17 minutos mas a partir daqui e fruto de algo que já vem acontecendo aos homens de Aveiro em jogos passados a equipa começou a relaxar e deixar de jogar, duas exclusões alternadas chegaram para os homens do Seixal inverterem a roda do marcador e passarem a dominar o jogo o Alavarium nunca mais se encontrou e deixou fugir uma vitoria que lhe podia ter valido ouro face aos restantes resultados. Ricardo Patrão mandou desde o primeiro minuto no jogo ofensivo do Alto Moinho conotando-se como o melhor em campo.

Mas uma das maiores surpresas viria de Santarém onde os da casa deixaram-se empatar com a Juve Lis e até começaram o jogo em grande forma os homens da casa estando a vencer por seis aos vinte minutos de jogo, ninguém esperava que a Juve conseguisse inverter a tendência do jogo mas de repente tudo começou a mudar. E a Juve aproveitava erro atrás de erro dos Empregados para ir reduzindo a diferença, chegando a perder por 3 ao intervalo. No segundo tempo os homens da casa continuavam apáticos e só Tomas Faria rumava contra a maré do lado contrário André Afra ia conduzindo o ataque pausadamente mas certeiro onde iam aparecendo André Gomes e Tiago Torgal a fazer a diferença, não foi de admirar que a Juve chegasse ao final empatada de um jogo que se tivesse mais uns minutos daria certamente a vitoria aos forasteiros. Os Empregados não aproveitaram da melhor maneira o deslize do Ginásio e deixaram o Passos Manuel passar na classificação, a depois de vencer o Rival Sismaria consegue mais um bom resultado.

Passos Manuel e Sismaria aproveitaram as recepções ao Almada e Évora para regressarem as vitórias.

Na jornada Treze, o azar bateu à porta do Camões que registou uma surpreendente derrota em casa perante o Sismaria, não é que o adversário não possuísse valor para conseguir este resultado mas sim pelos números finais apresentados. Com uma primeira parte equilibrada o segundo tempo foi um descalabro para os da casa e um bom Sigismundo na equipa do Sismaria, levaram o Camões à primeira derrota da época, talvez o facto de já estarem apurados para a fase final levasse a equipa lisboeta a relaxar, com este resultado e fruto dos restantes resultados a Sismaria passou a entrar na luta da fase final embora num patamar mais distante.

Por falar em surpresas que falar do Empate dos Empregados em Évora, sim ninguém esperava este resultado mas a equipa de Santarém acusou bastante o cansaço de dois jogos em poucos dias e sucumbiu perante um Évora que em casa já vinha ameaçando surpreender alguém. E foram os homens de Santarém a sofrer na pele durante 40 minutos pois andaram sempre a três golos diferença da equipa de Évora. Mais uma vez Tomas faria voltou a ser o único a remar contra maré o empate acaba por ser o mal menor. Foram duas jornadas que os Empregados deixaram fugir pontos para os adversários directos, não conseguindo aproveitar deslizes mesmo assim mantêm-se bem perto do acesso a fase final. Para o Évora este empate veio trazer um pouco de moral à equipa para enfrentar os próximos desafios.

Nos restantes jogos a Juve sem Bruno Costa consegui mais um resultado positivo ao vencer o Passos Manuel que os coloca no último lugar das equipas que vão disputar o acesso à fase final. O Passos não aproveitou da melhor forma para fugir aos Empregados.

Alavarium e Ginásio Sul venceram Almada e Alto Moinho, os primeiros em missão de jornada dupla deram uma imagem diferente da passada no dia anterior no Seixal e venceram justamente o Ginásio avisado do jogo do alto Moinho do dia anterior não se deixou surpreender e consegui também uma vitória folgada.

A próxima jornada as equipas leirienses tem testes de fogo frente a Alavarium e Ginásio do Sul se reprovarem estão fora das contas finais se vencerem vamos ter luta. Interessante vai ser o encontro de Santarém conseguiram os Empregados derrotar o Camões? A ver vamos. Quem pode beneficiar com os resultados dos adversários é o Passos Manuel que recebe o Évora.

17 comentários:

Anónimo disse...

S. Mamede - Ismai


"Destaque para o bom ambiente vivido dentro e fora campo entre duas equipas que lutam pelos mesmos objectivos"


Para calar muitos dos nossos criticos.

Anónimo disse...

O cansaço dos empregados? E o Évora nao jogou no fim de semana? Diz o calendario que os empregados jogaram em casa nesse fim de semana e o Évora jogou em Leiria, vamos a ver quem estaria mais cansado? Surpresa? So para quem nao conhece o real valor do Évora pode dizer isso.. O Évora dominou do principio ao fim sempre na frente do marcador e so nao ganhou porque nao teve pernas no final..

Anónimo disse...

O sigismundo E UM BAAO JOGADUOR!!!

Anónimo disse...

Na S. Mamede deve ter havido bom ambiente no inicio, porque no fim deve ter pairado por lá uma nuvem muito negra da derrota diante um ISMAI que está a subir de rendimento e é um alvo a ter em conta no apuramento para a fase final

Anónimo disse...

Tantos jogos é para quem treina bem e não para velhos que gostam de patuscadas. O Modicus já arrumou e vai ser cilindrado pela máquina do ISMAI! ALEZ ISMAI ALEZ - ninguém nos pára!!

Anónimo disse...

pelo ke vi do sao mamede nos dois jogos contra o academico, nao tem capacidade pra fases finais. Sao mts pseudo-jogadores ke passaram pela liga e mais n sei ke mas q na realidade so o mario ramos e q e o verdadeiro Jogador
O modicus tem velhos mas mta mta experiencia e o caminha e fantastico.
O ismai tem a ajuda enorme da aabraga

Aposto em ismai para ainda ficar em primeiro

Anónimo disse...

se o ismai perder no modicus esta encerrada a luta. pela fase final, concordo com o blogue o modicus e s. mamede são favoritos a jogar em casa. o Balaio assusta mas nnão me parece que se de bem com os ares da S. Mamede. o Ismai terá de lutar contra uma equipa experiente e se na maia não ganhou e foi goleado mesmo com duas expulsões ao modicus aos 15 m , nao me parece que agora embora estejam um pouco melhores que consigam aguentar.

Anónimo disse...

Nuvem negra? nada disso. Perdemos bem contra uma equipa que na 2ª parte foi superior a nós.

Anónimo disse...

Evora uma boa equipa? Real valor?

esteve sempre à frente??

marcaram o golo do empate a 10 seg do fim...
nem brinquem...



bem, n devemos estar a falado do mesmo jogo que eu joguei....

N quero tirar merito pelo ponto conquistado a ferros pelo evora.. mas aos empregados faltaram 2 titulares, e 3 dos que jogaram estao fortemente limitados.. mas pronto é o espectaculo do andebo..

acho q nem vale a pena falar dos arbitros... q o medo era tanto em apitar que o melhor mesmo foi conseguir levar fabricar um empate...

Escaravelho disse...

É sinal que só tem 7 e o resto anda la a passar bolas e a receber uns trocos sem se chatearem...se sem 2 jogadores não ganham ao Évora só mostra a qualidade que os empregados têm , o que dá para ver com o empate frente a Juve e ao Évora.

Anónimo disse...

Vamos ver se o Camões cá vai passar, e se não ganhamos no Ginásio, que são jogos do nosso campeonato...e vamos passar o Natal em 3º!!! Vocês... esperam descansados pela descida! Real valor! Boa equipa! HAAA... ganham aos miúdos do Almada ( com respeito por vós)mas a enche-los de pancada!!!

Anónimo disse...

Mts parabens , são os maiores e empatam com os ultimos LOLOLOL

Anónimo disse...

limitados? limitados na tua equipa so existe 1, aquele russo das obras que tem a mania que mete medo a toda a gente. o Évora desde o inicio da epoca que tem tido sempre 2 a 3 jogadores lesionados, ao menos a nossa equipa e so gente de evora tirando 2 que estao ca a estudar a vossa e quipa e so gente de lisboa que por nao ter valor para sequer jogar no Oriental vao para santarem ganhar uns trocos e nao fazer nenhum.. E voces equipa? Empregados a custa do Tomas Andebol Clube.

Anónimo disse...

O evora nao ganha a ninguem e ainda tem moral para vir para aqui comentar. em vez de irem treinar so ganham ao almada.

Anónimo disse...

Afinal o ISMAI conseguiu aguentar e bem a pressão, quem não aguentou a pressão foram os arbitros que lamentavelmente validaram um golo depois do apito final, imaginem só porque estavam cheios de medo dos jogadores do Modicus!!!
Este andebol é do século passado e aquilo que realmente se lamenta ver nos pavilhoes é equipas destas que querem ganhar jogos fazendo jogos psicológicos com os árbitros. Pois é fácil resolver, se colocassem os melhores arbitros a apitar esses arruaceiros de Sandim talvez não fizessem metade das cenas tristes que acabaram por fazer no jogo. Perdem por 7, ou melhor, por 8, e mesmo assim fazem do jogo um escandalo para parecer que perderam mal.
A federação tem que ter mais cuidado com a nomeações, porque nestes jogos é preciso alguma selecção de qualidade e experiencia

Um adepto de andebol

Anónimo disse...

TODOS querem os melhores arbitros, todos olham para os seus jogos como os melhores jogos e NINGUÉM dos que aqui assiduamente reclamam sobre a arbitragem se atreve ajudar a nossa modalidade inscrevendo-se no curso de árbitros.

Venham experimentar este lado do andebol.

Anónimo disse...

Srº Árbitro é lamentável que tenham medo de apitar em pavilhoes como do Modicus, não sancionam os jogadores mal educados para com vocês. Mais incrivel é quando na cara se chama o pior que pode existir a um árbitro e este porque não quer mandar mais ninguem para a rua então faz como se não fosse nada. No entanto, ao contrário, outras equipas quando até em circunstancias do jogo normais se fala um pouco mais forte, sem ser mal educado, nos mandam calar e até mandam para a rua!!!
Para além disso uma coisa é errar em jogo jogado. Outra coisa é verem claramente que a bola não entrou antes do apito final e validarem um golo porque os atletas foram todos pressioná-los. Inicialmente marca livre 9 metros, depois voltam atrás. Mas podem querer que vamos colocar o vídeo disponível para se ver esta vergonha!!!
Caro árbitro não se trata de passar para esse lado, cada macaco no seu galho, se essa foi a forma que escolheu para estar no andebol, faça-o no mínimo com critério, rigor, humildade e honestidade.