
30/07/2010
SERÁ UM ATÉ BREVE?

02/07/2010
SVETISLAV VERKIC no SPORTING

MELHOR DO XICO GUARDADO PARA O FINAL

21/06/2010
JOSÉ COSTA ASSINA PELO BENFICA
"José Costa é o primeiro reforço da equipa sénior de andebol do Sport Lisboa e Benfica, para a época de 2010/2011. O internacional português jogava no Pilotes Posada, de Espanha e a partir da próxima temporada vai estar às ordens de José António Silva.
O jogador de 25 anos é o primeiro reforço confirmado para a próxima temporada. Em Portugal, o último clube que representou foi o ABC de Braga. José Costa é internacional desde 2007 e foi como jogador da Selecção Nacional que José Costa pisou recentemente aquele que virá a ser o futuro Pavilhão do atleta.
O pivot é presença assídua na Selecção Nacional orientada por Mats Olsson. O Benfica assegura assim uma contratação de peso, um jogador cujo valor é reconhecido internacionalmente. "
20/06/2010
AGUAS SANTAS CAMPEÃO NACIONAL INFANTIS MASCULINOS
Este fim de semana foi definido mais um campeão nacional.
19/06/2010
DE VOLTA À REALIDADE






15/06/2010
O QUE DIZEM OS ESPANHÓIS
Apurado triunfo de España en Lisboa
http://www.as.com/mas-deporte/articulo/apurado-triunfo-espana-lisboa/dasmas/20100613dasdasmas_9/Tes
España acerca su presencia al Mundial
http://www.as.com/mas-deporte/articulo/espana-acerca-presencia-mundial/dasmas/20100614dasdaimas_3/Tes
JORNAL A MARCA
Rivera: "Hemos jugado mejor de lo que parece"
http://www.marca.com/2010/06/13/balonmano/1276462037.html
España encarrila el pase al Mundial con una victoria en Portugal por la mínima
http://www.marca.com/2010/06/13/balonmano/1276457837.html
JORNAL MUNDO DEPORTIVO
España gana con apuros y a domicilio a Portugal
http://www.elmundodeportivo.es/gen/20100614/53946593520/noticia/espana-gana-con-apuros-y-a-domicilio-a-portugal.html
BLOG DEROSCA
España vence por la mínima a Portugal en la Clasificación Mundial 2011
http://blogs.cope.es/derosca/2010/06/14/espana-vence-por-la-minima-a-portugal-en-la-clasificacion-mundial-2011/
FINALMENTE PORTUGAL CONVENCEU

PORTUGAL 26 - 27 ESPANHA
Num jogo em que se antecipava como sendo um passeio para os poderosos espanhóis, Portugal deu um ar da sua graça e apenas quem não viu o jogo pode ficar admirado com o resultado. Isto porque Portugal podia em vez de ter dado um ar da sua graça, podia ter dado a graça toda.
Estiveram perto de um resultado histórico, a lembrar as grandes eliminatórias do passado contra a Alemanha e a Jugoslávia.
Portugal desde cedo mostrou ao que vinha e sabia muito bem o que tinha que fazer para surpreender.
Aos 5 minutos de jogo eis que surge a primeira grande contrariedade com a lesão de Carlos Carneiro. Seguramente o jogador mais “objectivo” em Portugal. Contudo se calhar a sua lesão pode ter ajudado Portugal, dado que “colectivizou” a estratégica, o que com Carneiro em campo seria mais difícil. Com isto surgiu Magalhães, Grilo, Pedroso, etc mais soltos e mais “atrevidos”:

Outros jogadores se destacaram, entre eles o inevitável Solha e o inesperado Cláudio Pedroso, que surgiu mais forte e decidido na hora de tomada de decisão. Nem parecia o mesmo atleta que este ano representou o Benfica.
Espanha apostou nas transições rápidas dando especial protagonismo às suas pontas, e pode-se dizer que resultou, dado que foram sempre autênticas flechas apontadas a Figueira.
Na 1ªparte tudo funcionou em pleno para Portugal, contudo na fase decisiva que é a 2ªparte começaram a surgir alguns erros, permitindo à Espanha começar a “controlar” o resultado.
No final do jogo tivemos a posse de bola para empatar mas em quase 30’’ de jogo não conseguimos rematar à baliza.

Em Guadalajara acreditamos que muita coisa será diferente, e a surpresa para os espanhóis, vai ser uma motivação para entraram decididos a resolver o jogo desde logo.
Resta a Portugal estar preparado, e encarar possivelmente um publico bem mais entusiasta e interventivo do que o Português.
DESTAQUES
Podemos dizer que Olsson “armou” bem a estratégia para o jogo, mesmo que em alguns momentos de jogo tenha arriscado em demasia, como por exemplo na primeira parte no ataque ter abdicado do Gr para colocar um jogador mais no ataque. Acreditamos que com o resultado em questão não havia necessidade para correr tanto risco. O facto de deixar Davies de fora também poderia ter sido melhor pensado, porque acreditamos que poderia ter algo a dizer neste jogo, ainda para mais depois da lesão de Carneiro. A sua continua aposta em Figueiras mostrou confiança e isso faz com que o atleta muitas vezes se supere a si mesmo. Vindo de um dos melhores guarda redes de todos os tempos, acreditamos que pode ser uma motivação extra. De uma forma geral Olsson acertou, resta agora saber se no “verdadeiro” teste de ferro, vai vacilar ou se vai de certa forma confirmar que o seu trabalho finalmente começa a dar alguns frutos.
A escolha de um pavilhão com capacidade para 1500 pessoas, é por si só pouco ambiciosa para um jogo destes. Quando há cerca de 2 semanas vimos o Sporting a encher um pavilhão com 4000 pessoas, podia e devia exigir-se mais. Nem que para isso se tivesse que oferecer bilhetes aos escalões de formação de alguns clubes. Certamente a festa seria mais alegre. Quem assistiu ao jogo notou que o publico foi um pouco amorfo.
A FAP trabalhou mais a nível de marketing este aspecto do que o habitual, ou melhor a MCELL, e aqui deixamos uma questão. Para que tem a FAP um departamento de marketing, se para as questões relacionadas com comunicação e imagem, recrutou uma empresa?
Já referimos as acções de marketing feitas e já nos pronunciamos sobre as mesmas.
Apenas deixamos um comentário final às cheerleaders que prometiam muito, mas de facto algo não funcionou no pavilhão. Faltou interacção, algo fundamental para um grupo como este. A função principal é entreter e de certa forma motivar o publico, interagindo com ele.
12/06/2010
MARKETING NA FAP AFINAL EXISTE...

FRASES SOLTAS
Quem disse isto?
"Ninguém se lembra que estou vivo"
"Nunca ouvi um simples obrigado".
"Se desaparecer ninguém se lembra que estou vivo. Aliás, em Portugal até parece que ninguém sabe que eu existo".
11/06/2010
+ PERIPÉCIAS NO ANDEBOL PORTUGUÊS
QUEM DIZ A VERDADE NÃO MERECE CASTIGO...
MAIS UM TITULO PARA O CURRICULO



Uma história de sucesso escrito por Rui Guimarães
"Aleksander Donner nasceu em Lvov, na Ucrânia, a 13 de Dezembro de 1948 (61 anos), tendo crescido por entre as dificuldades inerentes ao período pós-guerra que se vivia na União Soviética. Na rua, onde então se faziam os desportistas, imperava a lei do mais forte e futebol, atletismo e pugilismo eram modalidades obrigatórias, pelas quais o jovem Donner, filho de um motorista e de uma doméstica, passou.
O andebol foi algo desconhecido até aos 17 anos, altura em que entrou num torneio na escola, tendo ido para guarda-redes, uma vez que... não sabia as regras.
Chegou a Portugal em 1991 para enfrentar uma missão praticamente impossível: levar o ABC ao título. A equipa minhota encontrava-se muito mal colocada e só vencendo todos os jogos poderia sonhar com o campeonato. Acabado de chegar, Donner não conhecia nem os jogadores nem os adversários, o que lhe complicava mais ainda a tarefa. Pois bem, seguiram-se 22 vitórias e a festa em que ninguém acreditava. Tornou-se herói em Braga, onde ganhou oito campeonatos, sete Taças de Portugal e cinco Supertaças, para além de ter chegado à única final da Liga dos Campeões de uma equipa portuguesa.
Esteve no Madeira SAD, onde também foi campeão, depois foi recrutado pelo Benfica, a quem devolveu o título que não ganhava há... 18 anos. Sem colocação no masculino, o Gil Eanes decidiu apostar nele. Ontem ganhou a aposta, ao sagrar-se campeão e acabar com 11 anos de hegemonia do Madeira SAD."
PARABÉNS DONNER
06/06/2010
PO01- CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º FC PORTO - 57 (C)
2º MADEIRA SAD- 46
3º BENFICA - 45
4º ABC - 45
5º BELENENSES - 44
6º SPORTING - 44
7º S. BERNARDO - 43
8º ÁGUAS SANTAS - 42
9º SC HORTA - 42
10º XICO ANDEBOL - 39
11º MARÍTIMO - 31
12º FAFE – 28
10ª JORNADA DO PO01
Ultima jornada sem grandes surpresas,onde os maiores motivos de interesse seriam o Madeira Sad- Belenenses e o Benfica – ABC dado que seriam os jogos onde o equilíbrio seria mais patente. Contudo não houveram surpresas, e o factor casa foi determinante.
O Madeira e o Benfica cumpriram assegurando o 2º e 3º lugar respectivamente.
Neste caso o Madeira SAD acaba por ser o destaque de 2009/2010 dado ter alcançado o lugar de vice-campeão nacional, algo que no inicio de época era visto quase como uma utopia. E aqui Kostesky e Fidalgo têm papel fulcral.
NoO Benfica- ABC Carneiro comandou os benfiquistas, que contra um ABC sem o seu líder Luís Bogas, eram um adversário mais acessível. Candeias mostrou também trabalho e eficácia. Para nos o elemento destaque do Benfica deste ano.
No Sporting Porto, pode-se dizer que existiram duas partes distintas. NA 1ªo Sporting jogou melhor e conseguiu ir para o intervalo à frente do marcador, mas depois do interbalo o Porto mais forte, como vem sendo habitual, bem comandado por um espectacular Laurentino, e com o Tiago Rocha a segurar e um rejuvenescido Grilo a mostrar o porque da chamada à selecção.
Termina assim o PO01, em que desde muito cedo se decidiu o campeão, e diminuíram por assim dizer os motivos de interesse.
No grupo B ainda menos motivos de interesse existiram, dado que desde a 1ªjornada se sabia quem eram as equipas que iam descer ao PO02.
Iremos comentar num outro artigo o PO01.