02/07/2010

MELHOR DO XICO GUARDADO PARA O FINAL


O Xico surpreendeu tudo e todos ao vencer a taça de portugal em Tavira, desde ao simples adepto até à presidente do clube vimaranense, foi a grande surpresa.

Uma final four da taça de Portugal onde muita coisa correu mal, e alguma coisa correu bem.
A começar pelo Sporting, uma equipa que ficou feliz por ter ganho a Taça Challenge, Podemos dizer que tudo o resto era subjectivo após a vitoria nessa prova. O campeonato foi o que foi, e na taça parecia mais um frete do que uma equipa que devia e podia fazer muito mais. Se compararmos orçamentos e atletas das equipas que estavam na final, certamente o Xico ficaria a anos luz. Mas o desporto tem mesmo destas coisas, nem sempre o dinheiro "compra" os títulos. O trabalho quando é bem feito, torna-se difícil de contrariar.

O S. Bernardo e o Horta, mostraram que queriam que o campeonato acabasse o mais rápido possível, dado que os seus atletas já deviam estar fartos de andebol.

O Xico, esse sim, mostrou personalidade, qualidade e trabalho. O Xico tem três alturas bem distintas nesta época. A primeira fase do campeonato, a fase regular, sendo quase perfeito, a fase final B em que foi o suficiente, e este final four da taça onde foi demolidor. Um trabalho bem feito, que teve os seus frutos. Um plantel curto, mas acima de tudo ambicioso e com atitude. Algo que vai faltando ao andebol. Nuno Santos mostra trabalho mesmo com algumas condicionantes, e deu uma lição ao Sporting na final. Tinha-se questionado o facto de Rui Silva jogar contra o seu futuro clube, mas ele mostrou o seu profissionalismo, e calou muitos críticos.

A "polémica", do Xico não participar nas competições europeias, é uma situação perfeitamente aceitável, dado que sabemos que actualmente dificilmente se consegue arranjar apoios par ao dia a dia, e uma competição europeia pode ser considerado um luxo caro. Mas um luxo que trás prestigio, notoriedade e acima de tudo coloca Guimarães na rota do melhor desporto internacional.

Por isso está na altura das forças de Guimarães apoiarem a causa de um grupo de atletas que tudo fez para dignificar o clube e a cidade.

Deixamos o mesmo repto para as forças de Lisboa, dado que sabemos que o Belenenses atravessa a maior crise de sempre, em que a sua existência e continuidade está a ser ponderada.

E assim vai o andebol nacional.

2 comentários:

Anónimo disse...

O xico devia participar nas provas internacionais, fazer mais d+ividas e depois pata a próxima época muda de nome.....

Anónimo disse...

Melhor do xico n digo ! mas sim o pior dos outros !