12/06/2010

MARKETING NA FAP AFINAL EXISTE...


A FAP ciente da importância do jogo de amanha, entre Portugal e Espanha, importância essa que pode não estar única e exclusivamente inerente ao resultado final, pois esse já quase todos adivinhamos, apostou na comunicação do evento, numa forma de promoção do jogo.

Isto porque certamente não é todos os dias que uma potencia do andebol masculino vem a Portugal, e isto porque nem todos os dias podemos ver alguns dos melhores jogadores do mundo.

A qualidade técnica está assegurada e certamente quem gostar de andebol pode dar por bem empregue o dinheiro gasto.

A FAP sabe que este pode ser um jogo interessante para promover a modalidade junto do publico em geral, e para isso finalmente decidiu apostar um pouco no marketing e comunicação.

SPOT TV
Spot promocional criado pela FAP.

Dizemos um pouco porque apesar de felicitarmos por esse pouco, não podemos deixar de dizer que pelo menos o spot televisivo podia ser mais "agressivo" e acima de tudo com mais movimento. Isto porque uma das forças do andebol é a sua dinâmica e velocidade de jogo.
Sabemos que este é sempre um meio "caro" de promoção, contudo no spot actual consideramos que faltam referencias às "estrelas" de Portugal, isto porque se perguntarmos à sociedade quem é o melhor jogador de andebol em Portugal, muitos ainda deverão responder Carlos Resende. Há a necessidade de criar estrelas, e porque não aproveitar estes spots, estas oportunidades para começar a criar essa identificação junto do publico. Fazer do cartaz o spot de tv pode funcionar como uniformização de imagem, contudo a diferença entre um cartaz e um spot, é ... a possibilidade de existir movimento. E isso deve ser aproveitado. Neste caso poderia-se ter utilizado o Carneiro do Benfica, o Solha do Sporting, o Tiago Rocha do Porto, e o Figueira do ABC. Abrangiam-se os grandes clubes, e criava-se um spot interessante e apelativo. Certamente iria provocar mais curiosidade no publico em geral.

Alguns exemplos em baixo. Sabendo que o spot tv portugues tem em media 15 a 20 ''. Neste caso o spot criado pela FAP tem 28''. o que já dá para fazer uma verdadeira obra de arte.

Deixamos aqui dois exemplos interessantes, entre muitos existentes na internet.





CHEERLEADERS

Bem este ponto digamos que foi bem aproveitado de outras paragens e países. Referimos em anteriores artigos, a existência de este tipo de promoção, e pelos vistos a FAP aproveitou bem a ideia. Porque não usar as boas ideias?Acreditamos que a introdução de um ambiente mais "sexy" a um desporto como o andebol, pode suscitar a curiosidade dos mais distantes. Esperemos que durante o jogo elas sejam dinâmicas, interventivas, e tenham consciência de captar os melhores planos de tv para que a imagem global saia beneficiada. O andebol pode aproveitar bem este facto amanha. Não se podem esquecer nunca de apelar à participação do publico.Isso é fundamental.


Outra ideia que poderia funcionar, porque nao levar os bailarinos do " ACHAS QUE SABES DANÇAR" para uma actuação no intervalo? Certamente iria ser algo diferente, algo que funcionaria em pleno.

Mas não podemos de deixar de dar os parabéns à FAP por finalmente começar a utilizar as ferramentas de marketing para promoção de jogos. Isto porque o voleibol já se auto assume como 2ª modalidade em Portugal.

A ver vamos, estamos curiosos para ver o resultado final.

1 comentário:

Anónimo disse...

Desculpem o spot é terrivel. A voz off horrivel.