11/06/2010

MAIS UM TITULO PARA O CURRICULO

A COMPETÊNCIA TEM UM NOME


Há treinadores, e treinadores.

Há aqueles que ganham muitas vezes, há aqueles que ganham algumas vezes, e há aqueles que quase nunca ganham.

Há aqueles que todos gostam, há aqueles que alguns gostam, e há aqueles que quase ninguém gosta.

Há aqueles que tem bons padrinhos, há aqueles que não precisam de padrinhos, e há aqueles que são competentes.

Pois esta introdução serve para apresentar Aleksander Donner, um técnico que é difícil enquadrar nos tipos acima referidos. Sabemos que é um técnico que ganha muitas vezes, pelo menos onde passou ganhou sempre, sabemos também que às vezes não é bem visto dado que em Portugal e mais concretamente no andebol é difícil aceitar e premiar a competência e rigor, e sabemos que não precisa de padrinhos, se calhar o que lhe tem vindo a causar alguns dissabores na sua carreira.

Mas nós continuaremos a defender este técnico, porque caso nos provem o contrário, foi o melhor, é o melhor e certamente continuará ser o melhor que há em Portugal. Podem não aceitar o que dizemos, mas em caso de duvida, basta constatar os resultados e títulos obtidos.Em Braga fez um milagre de pegar um clube "pequeno" na maior referencia nacional no andebol, na Madeira fez o que lhe competia, e no Benfica fez o que há 18 anos se esperava e ninguém conseguiu. No Gil Eanes, quebrou a hegemonia da potencia feminina Madeira Sad, e ontem foi a confirmação de mais um titulo, num campo (feminino) que não era bem o seu, mas como referimos, quem tem competência acaba sempre por triunfar. Já para não falar no cargo de seleccionador nacional, tendo tido o melhor percurso dos seleccionadores nacionais.

Para nós, não menosprezando o feminino, é uma pena que Donner não esteja na montra do andebol nacional, que é o PO01, aliás é algo que não conseguimos entender.

Na selecção vamos apostando a "fundo perdido" numa solução que não tem resultado, em alguns clubes fortes vai-se apostando devido à força de alguns padrinhos. É esta a realidade e estamos certos que irá ser sempre assim.

Não acreditamos que Donner seja um treinador caro, porque caro é aquele treinador que não ganha.

Estamos ansiosos por ver Donner nos palcos do andebol "principal" pois esse é o lugar que merece, é um lugar que é seu por mérito...

No rescaldo da vitória de ontem, Donner disse o seguinte:

"Este é o meu trabalho e para isso é que fui contratado"

Terminamos com este pequeno texto publicado hoje no jornal OJOGO.

Uma história de sucesso escrito por Rui Guimarães

"Aleksander Donner nasceu em Lvov, na Ucrânia, a 13 de Dezembro de 1948 (61 anos), tendo crescido por entre as dificuldades inerentes ao período pós-guerra que se vivia na União Soviética. Na rua, onde então se faziam os desportistas, imperava a lei do mais forte e futebol, atletismo e pugilismo eram modalidades obrigatórias, pelas quais o jovem Donner, filho de um motorista e de uma doméstica, passou.

O andebol foi algo desconhecido até aos 17 anos, altura em que entrou num torneio na escola, tendo ido para guarda-redes, uma vez que... não sabia as regras.

Chegou a Portugal em 1991 para enfrentar uma missão praticamente impossível: levar o ABC ao título. A equipa minhota encontrava-se muito mal colocada e só vencendo todos os jogos poderia sonhar com o campeonato. Acabado de chegar, Donner não conhecia nem os jogadores nem os adversários, o que lhe complicava mais ainda a tarefa. Pois bem, seguiram-se 22 vitórias e a festa em que ninguém acreditava. Tornou-se herói em Braga, onde ganhou oito campeonatos, sete Taças de Portugal e cinco Supertaças, para além de ter chegado à única final da Liga dos Campeões de uma equipa portuguesa.

Esteve no Madeira SAD, onde também foi campeão, depois foi recrutado pelo Benfica, a quem devolveu o título que não ganhava há... 18 anos. Sem colocação no masculino, o Gil Eanes decidiu apostar nele. Ontem ganhou a aposta, ao sagrar-se campeão e acabar com 11 anos de hegemonia do Madeira SAD."

PARABÉNS DONNER

4 comentários:

Anónimo disse...

Sem qualquer dúvida, o MELHOR A TREINAR EM PORTUGAL!!

Obrigado por tudo Sasha...

Anónimo disse...

precisavamos era dele na seleçao nao so de andebol como tambem de futebol.
da deus nozes a quem nao tem dentes

Anónimo disse...

donner para a selecção feminina...chega de vergonhas!

Anónimo disse...

É triste achar-se q o q é bom, tem de estar no masculino! Se mais como ele houvesse, a nao menosprezar o feminino, talvez o nosso andebol tivesse um papel mais importante que o dos homens, como acontece em muito paises.

É por ideias como estas q o andebol feminino nao anda para frente...