15/06/2010

FINALMENTE PORTUGAL CONVENCEU



HUMILDADE QUASE DERROTA EXCESSO DE CONFIANÇA

PORTUGAL 26 - 27 ESPANHA

Num jogo em que se antecipava como sendo um passeio para os poderosos espanhóis, Portugal deu um ar da sua graça e apenas quem não viu o jogo pode ficar admirado com o resultado. Isto porque Portugal podia em vez de ter dado um ar da sua graça, podia ter dado a graça toda.

Estiveram perto de um resultado histórico, a lembrar as grandes eliminatórias do passado contra a Alemanha e a Jugoslávia.

Portugal desde cedo mostrou ao que vinha e sabia muito bem o que tinha que fazer para surpreender.

Aos 5 minutos de jogo eis que surge a primeira grande contrariedade com a lesão de Carlos Carneiro. Seguramente o jogador mais “objectivo” em Portugal. Contudo se calhar a sua lesão pode ter ajudado Portugal, dado que “colectivizou” a estratégica, o que com Carneiro em campo seria mais difícil. Com isto surgiu Magalhães, Grilo, Pedroso, etc mais soltos e mais “atrevidos”:

Hugo Figueira foi sem dúvidas o MVP do jogo, tendo feito uma exibição notável. Desta vez mostrou o porque de ser a aposta de sempre de Olsson. Se não fosse a exibição convincente de Figueiras certamente a esta hora estaríamos a falar noutro resultado.

Outros jogadores se destacaram, entre eles o inevitável Solha e o inesperado Cláudio Pedroso, que surgiu mais forte e decidido na hora de tomada de decisão. Nem parecia o mesmo atleta que este ano representou o Benfica.

Espanha apostou nas transições rápidas dando especial protagonismo às suas pontas, e pode-se dizer que resultou, dado que foram sempre autênticas flechas apontadas a Figueira.

Na 1ªparte tudo funcionou em pleno para Portugal, contudo na fase decisiva que é a 2ªparte começaram a surgir alguns erros, permitindo à Espanha começar a “controlar” o resultado.
No final do jogo tivemos a posse de bola para empatar mas em quase 30’’ de jogo não conseguimos rematar à baliza.

Foi uma surpresa este resultado pelo inesperado equilíbrio, mas quem viu o jogo ficou com o sabor amargo dado que esta foi sem sombra de dúvidas uma das melhores oportunidades que Portugal teve para vencer os espanhóis.

Em Guadalajara acreditamos que muita coisa será diferente, e a surpresa para os espanhóis, vai ser uma motivação para entraram decididos a resolver o jogo desde logo.

Resta a Portugal estar preparado, e encarar possivelmente um publico bem mais entusiasta e interventivo do que o Português.


DESTAQUES
Podemos dizer que Olsson “armou” bem a estratégia para o jogo, mesmo que em alguns momentos de jogo tenha arriscado em demasia, como por exemplo na primeira parte no ataque ter abdicado do Gr para colocar um jogador mais no ataque. Acreditamos que com o resultado em questão não havia necessidade para correr tanto risco. O facto de deixar Davies de fora também poderia ter sido melhor pensado, porque acreditamos que poderia ter algo a dizer neste jogo, ainda para mais depois da lesão de Carneiro. A sua continua aposta em Figueiras mostrou confiança e isso faz com que o atleta muitas vezes se supere a si mesmo. Vindo de um dos melhores guarda redes de todos os tempos, acreditamos que pode ser uma motivação extra. De uma forma geral Olsson acertou, resta agora saber se no “verdadeiro” teste de ferro, vai vacilar ou se vai de certa forma confirmar que o seu trabalho finalmente começa a dar alguns frutos.

A escolha de um pavilhão com capacidade para 1500 pessoas, é por si só pouco ambiciosa para um jogo destes. Quando há cerca de 2 semanas vimos o Sporting a encher um pavilhão com 4000 pessoas, podia e devia exigir-se mais. Nem que para isso se tivesse que oferecer bilhetes aos escalões de formação de alguns clubes. Certamente a festa seria mais alegre. Quem assistiu ao jogo notou que o publico foi um pouco amorfo.

A FAP trabalhou mais a nível de marketing este aspecto do que o habitual, ou melhor a MCELL, e aqui deixamos uma questão. Para que tem a FAP um departamento de marketing, se para as questões relacionadas com comunicação e imagem, recrutou uma empresa?

Já referimos as acções de marketing feitas e já nos pronunciamos sobre as mesmas.

Apenas deixamos um comentário final às cheerleaders que prometiam muito, mas de facto algo não funcionou no pavilhão. Faltou interacção, algo fundamental para um grupo como este. A função principal é entreter e de certa forma motivar o publico, interagindo com ele.
Deixamos em baixo a conferencia imprensa depois do jogo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Onde se pode fazer o download deste jogo? Alguem sabe???

Anónimo disse...

tbm gostava de saber onde poderia assistir a este jogo

Anónimo disse...

eu estive la´ e posso dizer que foi o melhor jogo da selecçao nacional na era olson!!!

mesmo com o grande revés logo no inicio do jogo quando carneiro se lesionou portugal esteve muito bem... com o figueira, pedroso e o magalhaes em grande plano!

Anónimo disse...

Foi de facto um bom jogo.Porém vejam a produçao do Inacio Carmo e do P.D no ataque = O e o treinador teimou até ao fim