O FC Porto como se esperava tornou-se campeão nacional 2009/2010, neste caso bi campeão nacional.
Muito se falou e questionou sobre a capacidade deste técnico face à equipa, contudo a melhor resposta foi dada no Flávio Sá Leite. Um resultado e uma exibição sem “espinhas”.Uma exibição à campeão.
Uma equipa dinâmica, agressiva e acima de tudo ambiciosa. Claro que há jogadores que tiveram maior destaque que outros, mas o que é certo é que este Porto foi alternando a importância dos jogadores na construção de um colectivo forte. Esse foi o verdadeiro sucesso da equipa.
Obradovic desde cedo verificou que o sucesso partia de uma condição física elevada, e por um jogo com ritmo elevado. Desde cedo observou que a concorrência não iria resistir a este estilo de jogo. E de facto nem foi preciso o Porto arriscar muito, nem sinceramente, suar muito. Os adversários iam-se aniquilando jornada a jornada, com resultados algumas das vezes assustadoramente maus, como é o caso do Benfica e mesmo do Sporting.
O Porto alicerçou-se numa defesa coesa, em que um rejuvenescido Tiago Rocha foi o pilar, e onde no ataque a dinâmica das combinações e acções ofensivas foram a chave do sucesso. Na baliza quer o inevitável Laurentino ou o conceituado Jerkovic mostraram que uma vitória começa na baliza.
O Porto alicerçou-se numa defesa coesa, em que um rejuvenescido Tiago Rocha foi o pilar, e onde no ataque a dinâmica das combinações e acções ofensivas foram a chave do sucesso. Na baliza quer o inevitável Laurentino ou o conceituado Jerkovic mostraram que uma vitória começa na baliza.
Nesta equipa apenas esperávamos mais de Grilo, mas Obradovic privilegiou Davies e mesmo Tiago Rocha em detrimento de Grilo.
O Porto no nosso entender tinha o plantel mais interessante a par do Benfica, contudo demonstrou maior maturidade que o rival de sempre. Tirando dois a três deslizes nesta época, o Porto mostrou que mais tarde ou mais cedo iria ser campeão.
Os adversários também deram uma grande ajuda nisso, mas não devemos nunca tirar mérito ao campeão.
Uns fizeram o que puderam com o pouco que tinham, outros ficaram longe de fazerem o que deviam com o muito que tinham.
O ABC sempre bastante limitado no plantel e nas lesões, podemos dizer que fez bem mais do que se esperava, chegando ao final da época como o clube que poderia tirar ainda algumas hipóteses ao Porto. Jorge Rito nesta fase final surgiu algo “irritado” com as arbitragens e a surpresa da FAP para o jogo com o Porto colocando a mesma dupla do jogo anterior em Belém que tinha terminado de forma inglória, pode e deve ser encarado como uma provocação de mau gosto. Mas também não é novidade este tipo de atitudes
O Madeira SAD fez um final de fase regular esplêndido, e uma fase final agradável, mas também era evidente de que não tem equipa para o título.
O Belenenses, sempre que começa a perder fala em crise directiva central e isso faz com que a moral desça, e neste caso jogadores fundamentais não treinem mesmo, como o caso de Pina. Sendo assim, já muito fez o Belenenses em estar na fase final.
O Sporting há muito que desistiu do campeonato em detrimento da final da Challenge. Diríamos que são opções algo estranhas, dado o investimento no plantel e dado que poderia e deveria tentar lutar pelo título até ao final, não fosse o título nacional bem mais importante do que uma taça challenge. Não retirando mérito à competição, mas, o Sporting deveria ter maior ambição neste momento, do que ficar descansado em disputar a final de uma competição europeia de qualidade mediana.
O Benfica, foi a grande desilusão da época. Com o plantel que tem, tinha obrigação de estar a lutar pelo título com maior afinco e determinação, nem que seja pela grandeza do clube. No inicio da época foi a novela em torno do técnico, que mais tarde demonstrou que afinal não era o mais indicado para levar o Benfica ao titulo. Não podemos deixar de lembrar que José Antonio Silva apanhou uma equipa campeã nacional, e praticamente desmembrou-a de ambição e coesão. Engraçado que nesta fase final o Benfica apenas tem resultados positivos, quando o técnico foi obrigado a apostar em atletas menos rodados, mas de elevada qualidade, como é o caso de João Antunes, etc.
Mas apesar de todas as circunstâncias o Porto e mais concretamente Obradovic deram provas de competência e qualidade num campeonato que neste ano se jogou com um nível muito por baixo.
Por isso os nossos parabéns aos campeões nacionais.
8 comentários:
1º) Off-topic:
Mudança de nome do Ciudad Real:
Mais pormenores em:
http://www.somosbalonmano.com/index.php?option=com_content&view=article&id=3610:a-partir-del-1-de-junio-se-llamara-renovalia-energy-bm-ciudad-real&catid=13&Itemid=29
2º) Pode não ter sido o melhor dos campeonatos, mas julgar baixo o nível de jogo também não me parece justo.
Se o nível de jogo apresentado foi baixo, ou o nível dos anteriores campeonatos foi baixíssimo, ou o nível de jogo jogado nas competições europeias desceu bastante, pois os nossos clubes foram mais longe que o que é costume nos últimos anos (para já não falar que só o Xico é que não foi eliminado por equipas da melhor liga do mundo, para além de que quem eliminou o ABC e o Benfica está nas respectivas finais, e que quem eliminou o Porto foi eliminado por um dos finalistas da EHF - para também não falar de que esses clubes tiveram mais dificuldades para eliminar os portugueses que a maior parte dos clubes que eliminaram neste trajecto).
Quando falam do nível de jogo jogado (baixo ou alto, a crescer ou a diminuir), há que compará-lo com dados minimamente objectivos
Espanta-me que a RTP e a Eurosport ainda não tenham anunciado a transmissão do jogo do Sporting na Polónia.
Não é por nada, mas trata-se duma equipa portuguesa a atingir a final duma competição europeia de clubes duma modalidade colectiva, coisa que não se consegue em todos os anos, mesmo juntando o hóquei em patins ao resto das modalidades colectivas. E, então, se considerarmos que é um plantel composto, na sua esmagadora maioria, por portugueses, não estou a ver como é que este jogo não tem interesse público ...
Lembro-me que, há 6 anos, quando o Horta jogou o jogo fora da final da mesma competição, a RTP transmitiu o jogo!
Gente, parece-me que temos de organizar uma campanha a favor da transmissão do jogo na TV. Senhores Administradores de Blogues, era bom que dessem o "tiro de partida", incentivando a que o pessoal faça qualquer coisa!
ó jorge, eu acho que os administradores podiam dar um tiro mas era em ti!
Off topic:
Rui Coelho foi nomeado como delegado da EHF à 2ª 1/2 final da Liga dos Campeões Masculina, e ao jogo do 3º/4º da mesma competição, a disputar nos dias 29 e 30 de Maio de 2010.
Parabéns (e boa sorte) ao nomeado.
Mais pormenores em:
http://www.eurohandball.com/article/13142
A FAP ainda não deu a notícia. Não sei do que estão à espera.
e boatos?
O Sporting não desistiu cedo de mais do Campeonato, o que aconteceu é que não jogaram nem jogam absolutamente nada de Andebol, sendo sim mestres no pavoneamento com que entram e saiem dos pavilhões, começando nos treinadores, passando pelos jogadores e acabando nos dirigentes .
Quanto a aposta na Challenge, deixemo-nos de lirismos que uma equipa de putos só não ganhou a estes autenticos coxos por mera infelicidade (Xico).
Já foi anunciada pela FAP a transmissão do jogo do Sporting na Polónia pela Sport TV2.
Do mal o menos.
No entanto, acho que se justificava declarar "interesse publico", e fazer com que a transmissão fosse dada em sinal aberto. Quanto mais não seja, é uma equipa portuguesa, composta na sua esmagadora maioria por portugueses, que chegou à final duma competição europeia.
Quem não tem acesso à Sport TV em casa, vai ter de sujeitar-se, e ir ao café da esquina pedir para mudarem para a Sport TV 2, experiência que, muitas vezes, não é lá muito agradável.
Se isto acontecesse com uma equipa de futebol, é que nem lhes passava pela cabeça deixar uma final de competição europeia passar em sinal fechado. No entanto, e como se prevê que nenhum canal de TV nacional passe nenhum jogo da Final Four da Liga dos Campeões Europeus de Andebol Masculino, já não é mau de todo a Sport TV transmitir a final da Challenge.
Portugal...0 titulos Europeus.
No final da epoca vamos ver se isto muda e dps quero ver a azia de algumas pessoas.
Enviar um comentário