20/10/2009

PO03- RESUMO DA JORNADA

ZONA SUL

GS Loures 21 – 22 Oriental Lisboa
GDR Quinta Nova 28 – 38 CD Paço Arcos
Vitoria FC 33 – 15 Lagoa AC
Vela Tavira 34 – 14 AC Sines
CD Marienses 28 – 22 IFC Torrense
ACR Zona Azul 36 – 22 CD Olhanenses


Esta jornada podemos dizer que foi a jornada das goleadas e da entrada de mais uma equipa no grupo de candidatos ao apuramento para a Fase Final.
O Oriental foi, surpreendentemente ou não, até Loures e impor a primeira derrota à formação de Ricardo Costa por uma bola. Com este resultado, o Loures começa a sentir a pressão do clube da linha e do histórico lisboeta numa luta que neste momento parece estar mais inclinada para o Oriental e para o Paço de Arcos, visto que o Oriental ainda tem de defrontar o clube da linha e o líder, para além de receber na 2ª volta o Loures. Já o Paço de Arcos, que continua em 2º lugar com mais um jogo que o Oriental e com vantagem na diferença de golos com o Loures, foi até à Sobreda vencer por números claros uma equipa que é séria candidata à descida. Não esquecendo que o clube da linha tem dois jogos para fazer com o Oriental, receber o Loures e depois na jornada seguinte ir até Setubal. Por sua vez, o Vitória de Setúbal recebeu o Lagoa A.C., em casa emprestada, e venceu por 33-15 os algarvios, que na próxima jornada recebem Quinta Nova que ainda não pontuou. O Vela Tavira venceu frente ao Sines, também por uns claros 20 golos, e vamos ver se conseguiu dar um "pontapé" na crise, visto que na próxima semana desloca-se até Lisboa para defrontar o Paço de Arcos. Já o Zona Azul, depois de a semana passada ter vencido os algarvios do Vela Tavira, venceu este fim-de-semana os Olhanenses por 14 golos. A encerrar a jornada, a equipa açoriana, Marienses, venceu por 6 golos o Torrense nos Açores, estamos curiosos como serão os jogos dos candidatos à subida em Senta Maria... será que esses resultados vão fazer a diferença no final? A ver vamos...

Na liderança continua o invicto Vitória e, logo atrás, vem um grupo composto por três equipas Lisboetas que parece nesta fase que irão lutar entre si para assegurar a segunda posição, mas o Vitória não poderá descuidar-se porque a diferença pontual não é assim tão grande... No sentido oposto, o Quinta Nova continua a afogar-se, parecendo-nos que uma das equipas algarvias vai fazer companhia à equipa oriunda da Charneca da Caparica.

CLASSIFICAÇÃO

ZONA CENTRO

Académico Viseu 28 – 26 Batalha AC
SIR 1.º Maio 35 – 30 AD Albicastrense
Ass. 20 KM Almeirim 28 – 33 ADRE Palhaça
NA Samora Correia 29 – 26 Tondela AC
CD Lousanense 20 – 25 AA Coimbra
ADC Benavente 30 – 22 ABC Nelas


Jornada de surpresas na Zona Centro, em que os lideres perderam os seus jogos e viram o Ac. Viseu juntar-se à liderança.
O Albicastrense foi até à Marinha Grande defrontar o SIR 1º Maio e perdeu por 5 golos, ao intervalo a equipa leiriense já vencia por 4 golos de vantagem. O outro líder, o Almeirim recebeu o Palhaça e não foi além de uma derrota por 26-33, num jogo extremamente difícil de arbitrar visto que houve 5 desqualificações (!) e em que faltou Carlos Ipe no Almeirim. O Ac. Viseu soube aproveitar os deslizes dos adversários, recebendo e vencendo o Batalha por 2 golos. Já o Benavente e o Samora Correia receberam e venceram o ABC Nelas e o Tondela por 8 e 3 golos, respectivamente. Quem continua a marcar passo é o Lousanense, que este ano parece estar condenado à descida, voltou a perder, desta vez frente à Ac. Coimbra por 5 golos.

Na liderança continua o Albicastrense e o Almeirim, juntando-se ainda o Ac. Viseu, logo atrás vem o Benavente e o Samora Correia que continuam a tentar chegar-se ao grupo da frente, sendo possível visto que os lideres se voltam a perder contra adversários menos cotados poderão ter mais estas duas equipas na sua companhia. No cauda desta série, continua, o Lousanense destacadíssimo com 6 derrotas em outros tantos jogos e com o Batalha, ABC Nelas e Tondela muito perto, apenas com mais uma vitória que a equipa da Lousã.

CLASSIFICAÇÃO

ZONA NORTE

Callidas Clube 23 – 22 Ílhavo

Estarreja AC 31 – 34 CDC Santana

GDC Azurara 15 – 23 FC Infesta

Gondomar Cultural 30 – 24 AD Afifense
ACD Monte 29 – 29 CCR Fermentões
CA Leça 35 – 32 FC Gaia


Jornada em que o pelotão de perseguição ao Callidas desfez-se, isolando o Santana na 2ª posição, e a vitória do Infesta em Vila do Conde fez com que o Estarreja seja a única equipa neste série sem qualquer resultado positivo.

O Callidas soma e segue, desta vez à custa de uma vitória tangencial por 23-22 frente ao Ílhavo. Quem se afastou do pelotão da frente foi o Gaia e o Afifense que perderam os seus jogos por 3 e 6 golos frente ao CALE e Gondomar, respectivamente. Quem aproveitou estes deslizes foi o Santana, que foi até Estarreja vencer o clube local por 31-34 e já vai isolado na segunda posição a um ponto do líder Callidas. Por sua vez, o ACD Monte empatou com o Fermentões em sua casa. O Destaque da jornada, para além das derrotas do Gaia e Afifense, vai para a primeira vitória do Infesta por 8 golos em Vila do Conde frente ao Azurara.

Desta forma, o Callidas continua invicto na liderança e o pelotão perseguidor partiu-se, deixando o Santana isolado na segunda posição e logo atrás vem o Ílhavo, Gaia e Afifense. Na cauda da série, o Estarreja continua sem qualquer resultado positivo e a um pequeno passo encontramos o Azurara, Monte e Infesta com uma vitória.

CLASSIFICAÇÃO

12 comentários:

Pedro Calado disse...

Gostaria de congratular este blog pela qualidade e pelo rol abrangente de opiniões e recursos que apresenta. Os meus parabéns.

De qualquer das formas concordo que que na Zona Sul da PO3 com o Quinta Nova só com derrotas parece que uma das equipas algarvias irá fazer companhia apesar de agora ser a fase de subida. Mas o meu ponto de discórdia é o de "O Vela Tavira venceu o duelo algarvio frente ao Sines" (sendo de Sines, tenho de informar que se trata da equipa alentejana de Sines, tudo bem que é Alentejo Litoral mas não é Algarve disso garanto).
Os meus cumprimentos e até breve, deixando aqu ia minha disponibilidade para qualquer crónica de jogo da equipa do ACS (Andebol Clube de Sines)

Jorge Almeida disse...

É impressão minha, ou estes 15 dias passados foram negros para o Afifense?

2 derrotas (pesadas) para a PO03, e a derrota para a Taça em Tondela. 3 jogos, 3 derrotas, em 15 dias!

Espero que tenha sido só uma má fase da equipa minhota ...

O andebol em Viana do Castelo precisa dum Afifense em alta!

Anónimo disse...

muitos parabéns pelo excelente trabalho feito em setúbal. continuem!
é de salientar a vitória do Setúbal no domingo frente ao Camões, para a taça (foi um duelo entre lideres, visto que o vitória ainda não perdeu na 3ª nem o Camões na 2ª)

Anónimo disse...

Gostava de saber onde anda a tão anunciada cronica da P02. É um bocado esquesito haver da P03 e não da P02.

ANDEBOLMAIS disse...

ANDEBOLMAIS


Caros Leitores

A partir da proxima semana o PO02 terá presença assidua no nosso espaço.

Houve um problema, que já se encontra resolvido.

POr isso a partir da proxima semana teremos as 3 principais competiçoes seniores masculinos resumidas no Andebolmais.

Obrigado

Anónimo disse...

Os meus parabéns pela cronica da p03. Acho que é um campeonato que merece ser acompanhado tal como agora o fizeram...

Saudações desportivas.

Força Callidas.

Anónimo disse...

Estou absolutamente de acordo com o vosso comentário em relação a Zona Sul desta Prova.

Fui um dos que me desloquei em boa hora este sabado ao Paz e Amizade onde presenciei um bom jogo de Andebol (apesar de a arbitragem ter prejudicado sistemáticamente o Oriental), e é preciso ter muita atenção a este Oriental ( o resultado é enganador, até porque mereciam ter ganho no minimo por 5 ou 6 golos de diferença, tal não foi a superioridade em todos os aspectos que demonstrarem como equipa em relação a equipa do Loures) que se está a tornar num caso muito sério a ser levado em linha de conta para a Fase Final, apesar de ainda estarmos na sexta jornada .

De qualquer modo, este sabado e pelo que está no calendário, voltamos a ter pelas 15 horas, no Pavilhão do Liceu D. Dinis, um jogo grande (até pelo historial de ambas as colectividades no nosso Desporto ):

- ORIENTAL X VITÓRIA DE SETÚBAL .

Que seja na realidade um excelente espectaculo, como o foi o jogo Loures X Oriental disputado no passado sabado, esperando apenas que possamos desta vez ter também uma dupla de árbitros ao nível das duas equipas .

O JUSTO

Anónimo disse...

excelente crónica... aqueles que falaram no fantasma na semana passada, esta semana nem abrem a boca!

casper

Anónimo disse...

porque nunca ha resumos da P02?

Anónimo disse...

A Zona sul da PO3 engana muito, se repararem no calendário, há equipas que já defrontaram os tubarões todos, as contas fazem-se no final.
Os Marienses só têm vitórias em casa, único jogo fora, uma derrota.
Equipas do fundo da tabela começam a jogar entre si brevemente. Se calhar vai haver surpresas.

Anónimo disse...

Vamos apenas na sexta jornada da PO 3, pelo que se nos afigura bastante cedo para andarem para ai a dizer que vão a fase final a equipa A e B ou a C e D .

O que poderemos dizer é que existem equipas que apostaram forte para lá chegarem e que isso poderá vir a não acontecer, mas isso só depende do desempenho delas .

Poderemos ter neste caso e só falando da Zona Sul, o Vitória de Setúbal, o Paço de Arcos, o Loures, o Vela de Tavira, o Zona Azul, o Torrense e os Marienses, porque todos as outras vão lá andando para servirem de animadores do Campeonato .

UM ATLETA DO SUL

Anónimo disse...

Realmente...esta zona sul promete...dada a competividade existente, esperamos em nome do bom andebol que em caso de proximidade pontual numa fase mais decisiva, não existam resultados "feitos" de forma a evitar um possivel rival mais complicado na fase final...
E quem sabe se o "fantasma" Paço D'Arcos não é aquele verdinho, asqueroso, mas que por razões desconhecidas é sempre protegido nos filmes, e nunca "caçado"...
Pelo menos é bom saber que até na 3ª Divisão parece q se estão a levar as coisas a sério...

Bom Campeonato

Ghost Busters