30/10/2009

INÉDITO - ÁRBITROS E OFICIAIS SUSPENSOS


Ao analisarmos o comunicado nº 8 de 29 de Outubro, do conselho de disciplina constatamos algo quase inédito.

A dupla de arbitragem, e os oficiais de mesa ao jogo Madeira Sad- Belenenses realizado no passado dia 3 de Outubro foram suspensos preventivamente devido a um processo disciplinar, com base no artigo 82º do RG da FAP.

O jogo ficou empatado a 26 golos e existiram muitas queixas por parte da equipa do Belenenses (algo que começa a ser habitual).

Os seguintes agentes desportivos(árbitros e oficiais mesa foram suspensos preventivamente):

114431 - Ramiro Jesus Ferreira Silva

84297 - Mário Pedro Queirós Coutinho

108304 - Vanda Maria Ferreira Fernandes Aveiro

108333 - Hugo Samuel Batista Ferraz

Esse artigo refere que ficam suspensos preventivamente com base no artigo que passamos a transcrever.

Artigo 82º (*)

Suspensão e interdição preventivas

1. A entidade competente para instaurar o processo disciplinar pode suspender preventivamente o arguido sempre que houver indícios suficientes da prática de infracção punível com pena máxima de suspensão igual ou superior a 6 meses.

2. A mesma entidade pode interditar preventivamente o recinto desportivo de clube arguido sempre que houver indícios suficientes da prática de infracção disciplinar punível com interdição de máximo igual ou superior a 5 jogos.

3. A suspensão preventiva extingue-se quando, desde o seu início, tiverem decorrido:

a) 60 dias, quando se proceder por infracção punível com suspensão de máximo inferior a um ano;

b) 90 dias, quando se proceder por infracção punível com suspensão de máximo igual ou superior a um ano.

(*) (Alteração introduzida em A.Geral da Federação de Andebol de Portugal - 31.01.98)


Tendo em conta estes factos, e dado que não temos informações do que poderá ter acontecido, ficamos a aguardar que nos sejam dadas mais indicações, para não levantarmos suspeitas infundadas.

Contudo não podíamos deixar de referir esta “estranha” situação.


Mais novidades sobre este assunto, no jornal OJOGO

Dupla de árbitros foi suspensa por erro grosseiro

A dupla de árbitros de andebol constituída por Mário Coutinho e Ramiro Silva foi suspensa preventivamente e está a ser alvo de um processo disciplinar, após um erro técnico grave no jogo Madeira SAD-Belenenses, onde desqualificaram o belenense Nélson Pina, no último minuto, por conduta antidesportiva, não tendo depois mencionado o facto no relatório. O atleta acabou por não ser punido, conforme se previa, tendo defrontado o ABC na última jornada. O erro foi descoberto porque as gravações de vídeo e a estatística mencionavam o facto e o relatório não. A dupla também esteve na origem de uma repetição de cinco minutos de um ISMAI-Sporting, para a Taça de Portugal, igualmente por erro técnico.

29/10/2009

FEDERAÇÃO CROATA 60º ANIVERSÁRIO


No próximo dia 2 de Dezembro comemora-se o 60º aniversário da federação croata de andebol, ou seja, mais uma grande festa do andebol internacional.


Será realizado um jogo entre a selecção da casa (Croácia) e um misto de atletas denominando-se Selecção do mundo.


Claude Onesta será o responsável pela gestão dessa verdadeira constelação de estrelas.


De fora ficam os atletas da liga Asobal dado que têm jogo no mesmo dia, e claro do PO01, mas isso por outras razões(infelizmente).


Selecção do mundo

GR: Thierry Omeyer, Kasper Hvidt

Pontas esquerdas: Michael Guigou, Gudjon Valur Sigurdsson

Laterais esquerdos: Daniel Narcisse, Filip Jicha

Centrais: Nikola Karabatic, Michael Kraus

Laterais direitos: Olafur Stefansson, Marcin Lijewski

POntas direitas: Vid Kavticnik, Jan Filip

Pivots: Michael Knudsen, Marcus Ahlm

Reservas : Johannes Bitter, Lars Christiansen, Hans Lindberg, Wissem Hmam, Kiril Lazarov, Bartosz Jurecki

BM CIUDAD REAL CONTINUA A REFORÇAR O SEU "FUTURO"


Depois de Isaias Guardiola e Nikolaj Markussen, conforme referenciamos no nosso blog, é a ver de Xavier Barachet.

Xavier Barachet (Chambery Savoie/Fr)


Posição: Lateral direito

Data nascimento: 19.11.1988

Altura: 195cm

Peso: 95kg


O BM Ciudad Real em principio assinará acordo com o jogador francês para que este jogue a partir da próxima época na equipa espanhola. Neste momento há apenas um acordo de “cavalheiros” entre ambos, mas o mais certo é a concretização do acto.


Trata-se de um excelente jogador de 20 anos, que joga actualmente no Chambery Savoie. É uma das grandes promessas do andebol gaulês.


São sem duvida 3 grandes reforços a pensar num futuro ambicioso, e num momento em que a crise económica é generalizada o BM Ciudad Real começa a preparar o seu futuro de forma mais económica e acima de tudo de forma amplamente sustentada no sucesso. Mais vale comprar agora mais barato e com qualidade, do que mais tarde mais caro e de qualidade idêntica. Esta mudança de politica do clube espanhol pode ser um exemplo a seguir no mundo do andebol.


Por isso parabéns ao presidente Diaz de Mera, dado que constatou que é impossível contratar anualmente as grandes estrelas mundiais, preferindo contratar estrelas em ascensão, dando-lhes as condições par se tornarem estrelas mundiais no clube espanhol.

ASSIM SE PROMOVE O ANDEBOL EM ESPANHA.

Para potenciar a prática do andebol em Espanha, e mais concretamente em Madrid a Real Federação Espanhola de Andebol, vai organizar nos dias 29, 30, 31 de Outubro e 1 de Novembro, a Semana internacional de Balonmano-Madrid 09.

Serão dois dias para os verdadeiros Andebolmaniacos, e para aqueles que simplesmente tem curiosidade em conhecer a modalidade.

E para fazer um evento há que fazê-lo em grande para ter o devido impacto mediático e acima de tudo para que possa atingir o objectivo a que se destina. Passar o produto ANDEBOL ao máximo de pessoas possíveis com os melhores praticantes possíveis.

Nos primeiros dias serão realizadas acções de relações publicas com a selecção espanhola, onde as várias escolas da comunidade de Madrid poderão assistir a vídeos e a momentos espectaculares da modalidade e acima de tudo de privar com os verdadeiros artistas, para poderem pedir autógrafos e tirar fotografias

Existem desde campos insufláveis, stands e um sem fim de actividades específicos da modalidade num espaço denominado HANDBALL PARK 2009.

A “cereja no topo do bolo” desta organização é o jogo entre Espanha e França, em que as maiores estrelas disseram sim a este repto. Num pavilhão que poderá contar com 10000 pessoas.

Sem sombra de duvidas uma acção interessante, bem pensada e que certamente irá ter o retorno desejado. OU não estaríamos a falar dos melhores atletas do mundo da modalidade, num pais onde os desportos “amadores” são quase tão importantes como o futebol…

Consta-se que o investimento neste evento foi de aproximadamente 65.000€. Mas pode ser que este custo se traduza em vários benefícios.

Um exemplo a ter em conta pela FAP.

27/10/2009

MAIS JOGOS PARA DONWLOAD


LIGA CAMPEÕES

BARCELONA vs KOLDING

HAMBURGO vs CROATIA ZAGREB

VALLADOLID vs MONTPELIER

PO01- CAMPEONATO NACIONAL 1ªDIVISÃO

FC PORTO vs SL BENFICA

PO03- RESUMO DA JORNADA



ZONA NORTE

AD Afifense 31 – 29 GDC Azurara
FC Infesta 30 – 27 Estarreja AC
CDC Santana 28 – 21 ACD Monte
FC Gaia 32 – 31 Callidas Clube
Ílhavo 25 – 26 Gondomar Cultural
CCR Fermentões 21 - 24 CA Leça


Jornada de surpresas nesta zona em que o Infesta volta a vencer, conseguindo a segunda vitória consecutiva e a derrota do líder Callidas em Gaia foi aproveitada pelo o Santana.
É verdade, o Callidas foi até Gaia e saiu derrotado por 32-31 num jogo extremamente emotivo, perdendo a sua invencibilidade e a respectiva liderança. Com este resultado, o Santana não deixou fugir a oportunidade de ascender à liderança, recebendo e vencendo por 7 golos o Monte, naquele que foi o resultado mais desnivelado desta jornada. O CALE foi até Fermentões vencer por 21-24, impondo assim a primeira derrota caseira ao Fermentões e situando-se a meio da classificação. A outra vitória fora de portas sorriu ao Gondomar que foi até Ílhavo vencer por 25-26, conquistando a sua 4ª vitória e 3ª consecutiva, mostrando que está numa boa fase... vamos ver se conseguirá mantê-la na próxima jornada em que recebe o 3º classificado, o Gaia. O Afifense aproveitou para vencer Azurara por 3 golos, desta forma mantêm-se na 4ª posição e colocando o Azurara numa situação complicada. Quem atingiu a sua segunda vitória no campeonato e consecutiva foi o Infesta ao vencer o Estarreja por 3 golos em casa, desta forma o Infesta ascende ao 11º lugar e deixa o Estarreja na última posição sem qualquer vitória.

Há novo líder, Santana aproveitou o deslize do Callidas e ascendeu à 1ª posição, seguindo-se o Callidas e o Gaia, na 2ª e 3ª posição respectivamente. A partilhar a 3ª posição com o Gaia, está também o Afifense com o mesmo número de pontos. No lado oposto da classificação, quem ainda sonha com um milagre é o Estarreja que se encontra numa situação extremamente complicada mas o Monte o Azurara não estão muito longe, apenas com mais uma vitória.

Classificação

ZONA CENTRO

AD Albicastrense 35 – 29 ADC Benavente
ABC Nelas 21 – 33 Académico Viseu
ADRE Palhaça 30 – 16 CD Lousanense
AA Coimbra 33 – 29 NA Samora Correia
Batalha AC 28 – 30 Ass. 20 KM Almeirim

Tondela AC -SIR 1.º Maio ( a disputar em 30-10-09 )


Voltou tudo à normalidade nesta jornada, em que Almeirim e Albicastrense voltaram às vitórias e o Ac. Viseu dá a cara à luta, será sem dúvida um osso duro de roer.
Começando pela a equipa de Viseu, o Académico foi até Nelas cilindrar o ABC local por 21-33 e a provar que é candidato. O Almeirim voltou às vitórias, deslocando-se até à Batalha e vencendo por duas bolas, voltando à normalidade. O outro líder, Albicastrense recebeu e venceu a equipa de Benavente por 35-29, desta forma na liderança está um grupo de três equipas e com muito campeonato pela frente, será sem dúvida uma das séries mais animadas.
Quem voltou a marcar passo e voltou a ser cilindrado foi o Lousanense, que só um milagre salvará a equipa da Lousã da despromoção aos regionais, deslocando-se até ao reduto do ADRE Palhaça, perdendo por uns claros 30-16. Prevemos um futuro muito pouco risonho a esta equipa, . Quem aproveitou a vitória do Albicastrense foi a Académica de Coimbra que recebeu o Samora Correia e venceu 4 golos, igualando pontualmente o 4º classificado, o Benavente. Por realizar fica assim o jogo entre o Tondela e o SIR 1º Maio agendado para Sábado, 30 de Outubro às 21h30 em Tondela.

Desta forma, na liderança continua o trio constituído pelo o Albicastrense, Ac. Viseu e Almeirim com o Benavente e Ac. Coimbra a 3 pontos, sem esquecer o SIR 1º Maio que caso vença o seu jogo ascenderá à 4ª posição e a uns curtos 2 pontos da liderança. Na cauda da classificação encontramos 4 equipas, Batalha, ABC Nelas e Tondela com 1 vitória, tendo o Tondela um jogo em atraso, e o destacadíssimo Lousanense com 7 derrotas em outros tantos jogos.

Classificação

ZONA SUL

AC Sines 18 – 28 ACR Zona Azul
CD Olhanenses 24 – 33 CD Marienses
IFC Torrense 23 – 27 GS Loures
Lagoa AC 22 - 16 GDR Quinta Nova
CD Paço Arcos 22 – 19 Vela Tavira
Oriental Lisboa 26 – 32 Vitoria FC


Nesta 7ª jornada voltamos a ter um jogo entre um crónico candidato e outro que com o passar do tempo vem se afirmando com resultados extremamente agradáveis, Vitória F.C. e C. Oriental de Lisboa. Neste clássico, os sadinos entraram precavidos e não se deixaram surpreender pelo Oriental, vencendo por 26-32 em Lisboa. Quem visitaria também Lisboa, mais precisamente a linha de Oeiras, seria o Vela de Tavira que defrontou o Paço de Arcos e num jogo extremamente agradável, muito por culpa do jovem juvenil Nuno Gonçalves que estará a poucos passos de dar um salto para um clube de maior dimensão, sem desprezar a equipa algarvia, e para a presença defensor estrangeiro Kovatchki. O destaque do jogo vai para a desqualificação de João Pinho, um dos melhores marcadores do Campeonato e veremos qual será a punição atribuída ao mesmo, num jogo em que os visitados venceram por 3 golos apesar das muitas queixas à dupla de arbitragem. O outro candidato o Loures, que vinha de uma derrota em casa com o Oriental, foi até à Torre da Marinha vencer com um maior ou menor dificuldade por 4 golos. Quem esta jornada deu um pulo na classificação foi o Zona Azul que foi até Sines vencer por uns claros 18-28, ascendendo à 4ª posição apesar do Oriental e os Marienses terem menos um jogo. Quem continua sem conhecer outro resultado é o Quinta Nova, que continua só com vitórias, desta vez à custa de um Lagoa, que venceu em casa por 22-16. Os Marienses aproveitaram nesta jornada que foram até Olhão vencer por uns claros 24-33, para realizar o jogo em atraso da 1ª jornada frente ao Vela Tavira, saindo derrotados por 2 golos.

Desta forma, na liderança continua de pedra e cal o Vitória F.C. e logo de seguida vem os lisboetas, Paço de Arcos e Loures. Quem aproveitou os deslizes do Oriental e Marienses foi o Zona Azul que com a sua vitoria em Sines para ascender à 4ª posição, deixando nos dois lugares seguintes os açorianos e os lisboetas com um jogo em atraso. No sentido oposto, Quinta Nova está destacadíssimo na última posição com 7 derrotas em outros tantos jogos, seguindo-se o Sines e Olhanenses com uma vitória.

Classificação

26/10/2009

PO02- RESUMO DA JORNADA

ZONA NORTE

MARIA BALIO 26 – 25 MODICUS

S. MAMEDE 32- 24 OLEIROS

FEIRENSE 29- 31 ST TIRSO

AVANCA 35- 19 AC LAMEGO

ISMAI 31- 29 ACADEMICO

Na Povoa do Lanhoso jogou-se o jogo grande desta jornada frente a frente estavam o Maria Balaio e o Modicus, equipas que ate aqui tem dominado esta zona norte conjuntamente com o STº Tirso. O Maria Balaio, chegava a este jogo com a moral afectada depois de ter conhecido o sabor da derrota pela primeira vez na jornada anterior na deslocação a Oleiros, já o Modicus chegava em alta pois era líder da prova invicto.

Foi com essa moral em alta que o Modicus entrou na partida controlando as primeiras operações de jogo, os da casa por sua vez entraram algo nervosos o que permitiu aos homens de Sandim ter um pouco de supremacia. Com a sua estratégia bem definida a equipa de Filipe Soares apoiava-se na força defensiva e fazia valer-se da sua eficácia no ataque onde pontificava Nuno Caminha. Os homens da casa sentiam problemas para parar o ataque do Modicus e não estavam a contar com um Miguel Marinho inspirado, portanto não foi de admirar que o Modicus ao intervalo vencesse por 4 golos de diferença.

Na 2 parte os dez minutos iniciais foram marcados pelo equilíbrio andando sempre o marcador nos 3 / 4 golos de diferenças, mas a partir daqui apareceu na equipa da casa Miguel Marinho que começou a fazer alguma diferença no ataque Queirós também começou acertar, conseguindo mesmo empatar a partida mas o Modicus reagiu e à entrada dos 5 minutos finais vencia por 2 golos a diferença, para muitos pensava-se que os da casa não teriam forças para vergar os forasteiros mas enganaram-se pois a boa atitude defensiva obrigou o adversário a tomar opções que não são muito vulgares no seu conceito jogo, conseguindo com isso entrar no minuto e meio final na frente do marcador e nunca mais largar vitoria. Com este resultado deixa de haver equipas invictas a norte e Balaio e Modicus repartem a liderança conjuntamente com o Santo Tirso que sofreu mais do que o esperado para bater o Feirense que vem produzindo a cada jornada que passa melhorias no seu jogo, causando cada vez mais dificuldades aos seus opositores, a vitoria assenta bem aos jesuítas podia ter sido mais expressiva mas algum desleixo ofensivo e defensivo permitiram que a equipa da casa estivesse sempre no jogo, Diogo Oliveira continua a mostrar-se eficaz da zona dos 7 Metros e na meia distancia vai tendo a companhia de Mário Rego para resolver os problemas.

Em Matosinhos esperava-se um jogo quente entre S. Mamede e o Oleiros mas cedo essa imagem saiu de cima do jogo, o Oleiros apresentou-se órfão de Tiago Teixeira e embalados pela dor os companheiros não conseguiram entrar na partida. A S. Mamede cumpriu e vai dizendo presente na luta pela Fase Final.

Destaque para as primeiras vitórias de Avanca e Ismai, o Avanca desenvencilhou-se com alguma facilidade de um Lamego que vinha em crescendo e pode ser um bom tónico para a equipa de Luís Santos para o resto da prova, na Maia o Ismai consegui apenas à 7ª jornada a sua primeira vitoria , frente a um Académico que precisava de vencer para não deixar fugir o quarteto da frente, mas os maiatos desde cedo tiveram um ligeiro ascendente sobre o adversário o que permitiu alcançar preciosa vitoria, com este resultado abre-se um fosso na luta pela fase final, a ver vamos se a luta é a 4 ou se mais alguém lá pode chegar.

ZONA SUL

CAMÕES 25- 23 ALAVARIUM

JUVE LIS 26- 21 ALTO MOINHO

SISMARIA 30- 32 EMP. COMÉRCIO

G. SUL 21- 26 PASSOS MANUEL

ÉVORA AC 25- ALMADA 23

No sul também ouve jogo grande frente a frente Camões e Alavarium que ainda não tinham conhecido o sabor da derrota neste campeonato, embora os de Aveiro tivessem deixado pelo caminho um empate mas uma vitoria colocaria os aveirenses no topo da prova.

Com a casa bem composta o inicio do jogo foi marcado pelo equilíbrio com os golos a repartirem por ambas as balizas mas a partir daqui os aveirenses deram um pulo no marcador ficando a vencer por 3 golos, Pedro Pereira e Carlos Oliveira revelavam um bom acerto no ataque, enquanto nos da casa algumas falhas técnicas faziam a equipa claudicar mas na entrada dos 5 minutos finais inverteu-se a tendência e quando os aveirenses tiveram hipóteses de abrir o marcador acabaram por cometer erros infantis que lhes custou o empate ao intervalo. Mas para s segunda parte Eugénio Bartolomeu, voltou a espicaçar a sua equipa e esta conseguiu fugir no marcador estando aos 17 minutos a vencer por três golos diferença mas com algum arrojo defensivo e qualidade na finalização e claro o habitual Mário Fonseca o Camões consegue uma reviravolta no marcador fazendo um parcial de 6-0, que os aveirenses nunca mais conseguiram inverter. O Camões nos últimos dez minutos foi mais equipa, mais colectivo e isso revelou-se importante para o desfecho final o Alavarium podia ter saído de Lisboa com outro resultado mas alguma ansiedade no ataque levou a equipa a claudicar num período que liderava o marcador. Assim o Camões é a única equipa em toda a segunda divisão que ainda não conheceu o sabor da derrota e pensamos que se mantiverem o nível dificilmente a irão perder tão cedo.

Em Leiria jogavam terceiro e quarto classificado, o Sismaria recebia os Empregados que vinham de uma derrota contundente em casa na jornada anterior e sem contarem com Medvedev o jogo não se apresentava fácil. Mas foi puro engano porque desde o inicio que os homens de Santarém dominaram o jogo valendo-se de um bom aproveitamento ofensivo com destaque para Tiago Santos e Hugo Carvalho. O Sismaria podia ter dado mais ao jogo mas uma péssima primeira parte deitou tudo por terra. Trocando estes de posição com os Empregados na classificação.

Também em Leiria a Juve dominou o encontro com o Alto de Moinho, conseguindo uma vitória tranquila, pelo contrário o Ginásio Sul depois do bom resultado em Santarém na ronda anterior voltou a desiludir perdendo em casa com o Passos Manuel sem margem para dúvidas.

Em Évora um jogo entre equipas que o ano passado lutaram pela subida taco a taco e que agora se reencontravam, foi pena o Almada ter chegado tarde à partida pois na primeira parte não existiu e os evorenses com um pouco mais de calma podiam ter ido com uma vantagem maior no marcador para os balneários, no segundo tempo o Almada transfigurou-se mas a diferença já estava cavada na primeira parte o que impediu de chegar mais longe nos seus intentos, bom para a equipa de casa que na segunda parte consegui aguentar a pressão dos lisboetas. Com este resultado o Évora entregou a Lanterna vermelha ao Almada que ainda não venceu nesta prova.

25/10/2009

PO01- JOGO DA JORNADA


FC PORTO vs SL BENFICA (27-25)

EMOÇÃO DOMINA E PORTO APROVEITA OU

PORTO VENCE QUANDO CARNEIRO DESAPARECE

Neste jogo havia muito mais em jogo do que apenas o resultado.

Havia a afirmação de Obradovic e de Gama, e acima de tudo havia a confirmação de alguns atletas, que mereciam estar na chamada à selecção de Olsson. Referimo-nos a Candeias e Ricardo Moreira. Mas isso é outra história.

Neste jogo grande podemos dizer que houveram duas partes distintas. A primeira foi do Benfica com Carneiro em grande destaque, a segunda com Laurentino, Tiago Rocha, Carmo e Candeias em grande, e consequente ascendente do Porto. Este jogo merecia uma analise bem mais extensiva mas vamos basear-nos no essencial.

1ªPARTE

O Benfica conseguiu ser sempre mais equipa que o Porto, em que na defesa foi mais agressivo e mais compacto, dificultando em grande medida o Porto. Por vezes existiram momentos demasiado viris, em que consideramos que a primeira acção de Zaikin no jogo a parar Grilo poderia e deveria ter dado vermelho directo. O Benfica mesmo com Candeias num nível razoável conseguiu ser mais equibrado que o Porto dado que este estava demasiado nervoso. A nível ofensivo Carneiro foi sempre o verdadeiro fura defesa, marcando de todas as formas possíveis, obrigando os Portistas a constantes adaptações, nunca conseguidas. O Benfica conseguiu ir para o descanso a vencer por 2 golos.

2ªPARTE

Logo no inicio Zaikin limita as hipóteses do Benfica, com a 3ª desqualificação. O Benfica ficou limitado na defesa e no ataque. Aliado ao facto do Carneiro apenas ter "aparecido" nos últimos 10 minutos de jogo, o Benfica foi uma pálida imagem da 1ªparte. Bastava que Carneiro jogasse o mesmo que na 1ªparte para o Benfica vencer este jogo. Contudo já o afirmamos várias vezes, o Benfica não pode ser apenas Carneiro. O Porto na 2ªparte demonstrou ser mais equipa, mais unida e acima demonstrou ter mais atitude de…campeão. Tiago Rocha deu o mote e Carmo deu a machadada final. Muitos poderiam ser os destaques no Porto dado que Mota fez um jogo inteligente, Moreira matou quanto tinha que “matar”, Davies e Grilo apesar de terem jogado menos que o habitual também foram importantes para o resultado final. E mais uma vez Laurentino foi decisivo nos momentos finais. É interessante verificar como um Gr (Candeias) com uma percentagem de eficácia baixa final, tenha de facto feito defesas verdadeiramente espectaculares nos momentos decisivos de jogo. Contudo sozinho nada poderia fazer.

Nesta vez Obradovic montou um esquema interessante, que ia sendo estragado apenas pelo nervosismo dos seus próprios atletas, mas desta vez Zaikin ajudou à festa e Carneiro esqueceu-se de jogar durante 20 minutos...

Video com os melhores momentos (retirado de Infordesporto)

NOTA: Deixamos uma pequena nota para os dois comentadores, um deles o prof Tormenta. Consideramos Tormenta um comentador de andebol interessante dado o seu amplo conhecimento da modalidade, mas por vezes a sua "necessidade" para tornar o comentário tão completo e complexo, faz com que se digam algumas asneiras. Ontem inclusive entre outras coisas, ouvimos que no jogo passivo as equipas não são obrigadas a rematar mas sim a atacar a baliza. Será mesmo assim???Até aceitamos, mas se esse ataque não se traduz num remate quase imediato, certamente o passivo se torna em perca de posse de bola. Consideramos que o comentário devia ser mais solto e mais acessível à sociedade. Usam-se muitos termos "científicos" e uma linguagem pouco própria para o comum. Mas esta é apenas a nossa opinião.

RESUMO DA JORNADA 6


MADEIRA SAD vs ABC (18-21)

Tínhamos vaticinado este resultado, em que dissemos que o ABC é mais equipa que o Madeira SAD. Mais dinâmico, mais organizado e mais veloz, atributos essenciais para um resultado final interessante e ambicioso.

Neste jogo o ABC demonstrou que está na luta e que é um adversário a ter em conta, e na Madeira dominou o jogo do 1º ao último momento de jogo. Mário Peixoto começa a afirmar-se como uma excelente contratação e Figueira começa a mostrar o porque de ser constantemente convocado por Olsson. No Madeira é um pouco mais do mesmo, Kostestky já não é “pau” para toda a medida, mas mesmo assim consegue ser o elemento em destaque. Na Madeira o ABC passou mais um difícil desafio com distinção.

XICO ANDEBOL vs MARITIMO (35-25)

Dissemos que o Xico certamente iria vencer, contudo não pensávamos que fosse de forma tão clara. O Xico demonstrou mais uma vez grande qualidade com os seus atletas Rui Silva e João Ferraz mais uma vez em grande destaque. Desta vez o colectivo funcionou em pleno e o Marítimo limitou-se a ver jogar. Este Xico promete, a continuar assim, ficar entre os 6 primeiros e a ser a surpresa da prova. Em Guimarães demonstrou que a jogar em “colectivo” é das melhores na actualidade em Portugal. Podemos dizer que Nuno Santos construi uma equipa à imagem da referencia da cidade, Afons Henriques, lutadora e ambiciosa. Quem diria…

AGUAS SANTAS vs AC FAFE ( 26-23)

Era importante para o A.Santas vencer este jogo, por uma questão de estabilidade e equilíbrio, dado que o Fafe teoricamente é uma equipa mais débil. Contudo o jogo foi extremamente equilibrado até ao intervalo, com o resultado a estar em 11-10. Contudo nos primeiros 20 minutos da 2ªparte uma equipa mais concentrada fez com que o A. Santas dizimasse praticamente o jogo. Nos últimos 10 minutos o Fafe ainda mostrou querer inverter a situação, mas os erros realizados até então não permitiram um resultado diferente. Pedro Cruz desta vez funcionou como o verdadeiro obreiro desta vitória, sendo um verdadeiro quebra-cabeças para o Fafe. Outro destaque para este jogo é a estreia de Álvaro Martins no Fafe.

SPORTING HORTA vs S. BERNARDO (27-26)

Consta-se que para este jogo o S.Bernardo partiu para os Açores às 4:00 do no próprio dia de jogo. Quando assim é difícil combater o cansaço que vai surgir no jogo da desgastante viagem. Acreditávamos que iria ser um jogo extremamente equilibrado, ainda mais depois do S.Bernardo ter vencido o Sporting, e foi de facto um jogo equilibrado. Mas o Horta foi mais astuto nos momentos finais e alcançou uma excelente vitória frente a um adversário directo. Milan Vucicevic confirma-se como bombardeiro de serviço. Na equipa de Aveiro Telmo esteve interessante e José Pedro apesar de ter marcado alguns golos, também não se pode esquecer que falhou também bastantes, contudo a performance da equipa não foi suficiente para contrariar o Horta e o cansaço…

DOMINGO

SPORTING vs BELENENSES (21-20)

Neste jogo entre “candidatos”, um oficial outro disfarçado podemos dizer que venceu a equipa que quis mais vencer. O Sporting parece que aprendeu algo com o jogo de Aveiro e quis mostrar de inicio que aquilo tinha sido um erro de percurso. Sempre na frente do marcador, o Sporting mostrou ter mais argumentos para lutar pelo objectivo mais desejado por todas as equipas. Duvidamos que como joga actualmente o consiga, mas ainda há muito trabalho a fazer e acima de tudo muito campeonato a percorrer. O Belenenses perde este jogo dado que nos momentos finais e decisivos, ou seja s últimos 4 minutos da partida teve 3 atletas desqualificados com 2m. Isso foi providencial para o resultado final. O Sporting conseguiu aproveitar esse deslize do Belenenses.

Gostaríamos de referir que consideramos que é necessário maior rigor na nomeação das duplas de arbitragem, dado que esta dupla não tem ainda "arcabouço" para um jogo desta exigência. Isso pode ter-se reflectido no resultado.