28/09/2009

GRANDE JOGO NA ASOBAL

BARCELONA 30- BM CIUDAD REAL 33

Barça perde em casa num verdadeiro jogo de estrelas do andebol.

Existia elevada expectativa neste jogo, tendo em conta que o Barcelona tinha vencido o BM Ciudad Real na Super taça espanhola no passado dia 6.

Desta vez no Palau Blau Grana, Talant Dujshebaev trazia a lição bem estudada e surpreendeu tudo e todos no inferno catalão. Com um elevado nível defensivo, com Sterbik em grande destaque, o Ciudad Real foi irrepreensível e cumprindo no ataque, chegou mesmo a ter 8 golos de vantagem. Depois em vários momentos de jogo a supremacia foi alternando, com o resultado a oscilar, chegando a apenas uma diferença de 2. Contudo sempre mais concentrado e motivado o Ciudad Real demonstrou a sua capacidade e o porque de ser considerada a melhor equipa do mundo.

O Barcelona depois do elevado investimento feito este ano, com esta derrota, começou a provocar algumas duvidas juntos dos adeptos, tendo em conta que perdeu nesta jornada uma excelente oportunidade de afirmação do seu real poder.


MAS ainda há muito campeonato e tudo ainda pode acontecer.


27/09/2009

CLASSIFICAÇÃO - PO01

Classificação - 1ª Fase - 3ªjornada

1º CF Os Belenenses 9
2º CD Xico Andebol 8
3º Madeira SAD 8
4º SL Benfica 7
5º Sporting CP 7
6º ABC Braga 7
7º SC Horta 5
8º AA Águas Santas 5
9º FC Porto 5
10º Liberty Seguros S Bernardo 5
11º CS Marítimo 3
12º AC Fafe 3
Próxima jornada (4ª- 3 Outubro)
Madeira SAD-Belenenses
Águas Santas-FC Porto
ABC-São Bernardo
Xico-Benfica
Sporting-Marítimo
Sporting Horta-AD Fafe

RESULTADOS 3ªJORNADA PO01


F.C.Porto – Xico Andebol
29-33 (14-14)

Equipa sensação do campeonato faz "encaixota" dragões ou Os "putos" do Xico mostraram como se joga andebol aos campeões nacionais.
Estes poderiam muito bem ser um dos títulos dos jornais desportivos. A maior surpresa do campeonato aconteceu no Dragão Caixa. Um Porto sem ideias, desorientado, e acima de tudo um Porto perdido no tempo e espaço, nunca teve capacidade para contrariar irreverência dos vimaranenses. Este Xico está a provar que não é preciso muito dinheiro para se fazer uma equipa equilibrada. Basta elevar a motivação e trabalhar muito. Rui Silva abriu as esperanças, e Ivo Silva fechou a baliza.

O FC Porto continua a desiludir depois de apostar num técnico que não convence nada nem ninguém. A ver vamos até quando dura o efeito Obradivoc no Porto.Não entendemos como é possível o técnico do Porto se desculpar com o facto de estar a construir uma equipa...

Ljubomir Obradovic
“Parabéns ao Xico Andebol. Foi uma vitória justa. Jogaram de forma tranquila e segura e venceram bem. Estivemos muito nervosos e o Xico Andebol soube aproveitar isso. Estamos a construir uma equipa e os adeptos têm de ser pacientes. Vamos trabalhar para dar a volta por cima a esta situação”.

Nuno Santos

“Era impensável este resultado, até porque o FC Porto vinha de uma derrota. Entrámos muito bem no jogo e mantivemos sempre a concentração. Soubemos aproveitar o nervosismo do FC Porto e estou muito feliz com os meus jogadores. Creio que fomos justos vencedores. Tendo em conta o nosso calendário, não estávamos à espera de estar onde estamos agora. O próximo jogo é com o Benfica e vamos entrar para ganhar”.


Águas Santas- Madeira SAD

27-28 (14-16)


Madeira mais maturo na fase final alcança vitória sofrida.

O Madeira andou sempre na frente do marcador até ao minuto 50, em que o Águas santas repôs a igualdade. Contudo uma maior experiência do Madeira e uma melhor reacção às consecutivas sanções de 2m, fizeram com que os 3 pontos voassem para a Madeira. Um jogo intenso e sofrido que apenas ficou decidido nos segundos finais.


Paulo Fidalgo

“Foi de facto uma vitória suada, mas justa. O Madeira SAD comandou o marcador do primeiro ao último minutos…”começou por referir o técnico madeirense. “ Uma equipa que lidera assim o jogo, merece ganhar. Mas o nosso mérito esteve na gestão das vicissitudes de um jogo com muitas exclusões de parte a parte e não é fácil aos jogadores manterem a concentração, jogando com mais um, com menos um… E essa gestão foi importante, como importante foi a exibição que o nosso guarda-redes fez na segunda parte”.

Paulo Queirós

“Já sabíamos que seria um jogo difícil para a nossa equipa, toda a gente reconhece o valor desta equipa madeirense, mas pela maneira como o jogo decorreu, não ousaria dizer que o resultado foi injusto, seria ingrato, mas nós andamos sempre atrás do prejuízo e não soubemos deparar com as facilidades que se nos depararam em certo momento”.


Liberty São Bernardo- C. F. Belenenses

28-34 (10-13)

Neste jogo esperava-se algo mais dos aveirenses. Podemos dizer que o Belenenses impôs o seu jogo na 2ªparte e não mais largou o que pretendia, ou seja, os 3 pontos. Florêncio passa este seu primeiro teste a sério com boa nota, continuando no topo da tabela. Num jogo entre equipas idênticas safou-se quem foi mais veloz e acima de tudo mais astutos.


C.S. Marítimo – ABC de Braga

21-17 (7-15)


Antes do jogo tínhamos vaticinado o destino dos madeirenses. Pois a história confirmou-se. O ABC impôs a sua superioridade e ao intervalo já vencia pelo dobro. A segunda parte serviu para gerir o plantel e desta vez parece que Figueira foi mesmo ao jogo. Não há muito a dizer sobre este jogo sem grande história.


S.L Benfica – Sp.Horta

31-24 (15-9)


O Horta depois de vencer o Porto em casa, algo se está a tornar banal nesta PO01(vencer o Porto), vinha à luz com ambição de vitória. A oposição apenas durou 20m, e depois disso o Benfica caminhou para uma vitória tranquila. Candeias com mais uma excelente exibição, mostrou a Ferreirinho que vai ser muito difícil tirá-lo da baliza. Sem Carneiro o Benfica demonstrou que tem colectivo para lutar com outros argumentos, igualmente válidos, Basta acreditar e apostar neles.


A.C. Fafe- Sporting C.P.

25-35 (12-18)

O Fafe dificilmente escapará à descida, e em casa terá que fazer muito mais do que actualmente faz. È necessário usar os poucos trunfos que tem de forma mais objectiva. Contudo não é fácil dado que nas 3 primeiras jornadas já jogou com Belenenses, ABC e agora Sporting. Apenas Heber e Armando Pinto esteve ao nível de um melhor resultado, mas apenas um atleta é insuficiente para vencer nesta competição. Quanto ao Sporting não há muito a dizer.Cumpriu, apesar de Petric neste inicio de campeonato demonstrar que está muito longe dos tempos em que jogava no FC Porto.

24/09/2009

BWIN PO01- 3ª JORNADA


17:00 FC PORTO vs XICO ANDEBOL (1.01 / 15.00 / 13.00)

Depois de perder na Horta e de nesta semana ter perdido uma das suas grandes apostas para a presente época, Dario Andrade, o Porto vai querer vencer no seu terreno os “miúdos” de Guimarães. Mas a tarefa não vai ser fácil, porque a motivação do Xico está em alta, e jogar no Dragão Caixa contra o campeão nacional poderá ser um incentivo ainda maior para um resultado surpresa.

Nossa aposta: Vitória Porto


18:00 AGUAS SANTAS vs MADEIRA SAD (2.00 / 7.50 / 2.00)

O Águas Santas vai querer rectificar o deslize da semana passada. Contra um dos que parecia candidato e que mais parece uma equipa que luta pelos 4ºlugar, o Águas Santas pode ser favorito pelo factor casa. Mas neste jogo qualquer resultado pode acontecer.

Nossa aposta: Vitória Águas Santas

18:00 MARITIMO vs ABC (13.00 / 15.00 / 1.01)

O Marítimo somou dois desaires em 2 jogos realizados. E acreditamos que vai somar o 3º. Isto porque defronta uma das equipas que melhor joga a nível nacional. Uma equipa organizada e inteligente. Aqui acreditamos que não existirão surpresas.

Nossa aposta: Vitória ABC


19:00 AC FAFE vs SPORTING (13.00 / 15.00 / 1.01)

O Fafe demonstrou ser até ao momento a equipa mais débil do PO01, mas em sua casa promete começar a vender cara a vitória. Contra o Sporting terá poucos argumentos, ainda mais depois de estes estarem repletos de motivação por terem vencido os rivais de Lisboa.

Nossa aposta: Vitória Sporting


19:30 SÃO BERNARDO vs BELENENSES (2.00 / 7.50 / 2.00)

Jogo entre equipas idênticas. Acreditamos que o jogo vai ser decidido por pormenores. O Belém está desfalcado de dois dos jogadores mais influentes, e vai ter em Aveiro o seu teste mais difícil até à data. O S. Bernardo vai querer mostrar que a injustiça da Madeira são aguas passadas e que em Aveiro o S. Bernardo manda.

Nossa aposta: Vitória S. Bernardo

 

20:15 SL BENFICA vs SPORTING HORTA (1.02 / 15.00 / 12.00)

O Benfica depois da desanimadora derrota da semana passada, vê-se ainda privado do seu atleta chave devido a castigo. O Benfica é ainda uma equipa algo perdida e sem rumo, em que nem o processo do técnico está resolvido. Algo que prejudica a imagem do grande clube que é. O Horta motivado pela vitória na semana passada contra os campeões nacionais, ganha mais hipóteses com a ausência de Carneiro. Vai ser um jogo bem disputado.

Nossa aposta: Vitória Benfica 

22/09/2009

SERÁ QUE ELE PODIA TER JOGADO CONTRA O SPORTING?

   

Esta questão foi levantada por um anónimo num comentário.

O Andebolmais decidiu esmiuçar a situação, e o que é certo é que verificamos que de facto existiu uma ilegalidade, diremos grave, cometida pelo FC Porto ou pela FAP.

No comunicado oficial nº10 de 2009/2010 da FAP, em que refere os castigos que transitam da época anterior é público o castigo a NUNO GRILO PEREIRA, com um jogo de castigo ainda por cumprir. Consultar página 3, ultimo nome da tabela.

137098 Nuno Pereira 1 jogo

Antes que a FAP retire o documento do seu site, informamos que fizemos download do mesmo e poderemos enviar por email a quem quiser confirmar. Clique aqui para ir directo ao documento.

Contudo o atleta jogou o primeiro jogo oficial da época, no dérbi contra o Sporting. Sendo que esse foi o 1ºjogo oficial da época, dado que torneios não são consideradas provas "oficiais". 

Estranhamos também o facto do atleta ter jogado os dois jogos de acesso à fase de grupos da liga dos campeões. Ou não poderia jogar o primeiro desses jogos, ou não poderia ter jogado o 1ºjogo do PO01. Ora nada disso aconteceu. (Corrigimos dizendo que os jogos internacionais não sao contabilizados para estes castigos)

Cometendo esta infracção grave fomos verificar nos regulamentos da FAP quais as possíveis sanções ao clube.

Pagina 93 regulamento geral da FAP

Infracções disciplinares graves

"Artigo 35º (*)
Incumprimento de pena de suspensão
O agente que, eximindo-se ao cumprimento de pena de suspensão, participe em jogo,
será punido com suspensão de 1 mês a 1 ano e o respectivo clube, caso o agente não
esteja inscrito na lista de participantes, com multa de € 500,00 a € 2.500,00 e com as
demais penas previstas para a falta de comparência.(**)
(*) (Alteração introduzida em A.Geral da Federação de Andebol de Portugal - 01.07.95)
(**) Alteração introduzida em A. Geral da Federação de Andebol de Portugal de 05.07.2003"

Constatando os factos e confrontando com os regulamentos da FAP, o Sporting vencerá o jogo, o atleta cumprirá no minimo 1 mês de castigo e o FC Porto está sujeito a uma multa. Não somos advogados, mas da leitura simples do regulamento depreendemos isso.

Tendo isto, admiramo-nos de o Sporting não ter feito nada até hoje.

Admiramo-nos de no PO01, principal competição nacional, A FAP entregar um cipa indevidamente a um clube.

Admiramo-nos de nada ter sido feito até agora, quer por parte dos clubes intervenientes, quer por parte da FPA.

E agora em que ficamos?

Alguém cometeu grande argolada.

20/09/2009

PO01- 2ª JORNADA


SPORTING- SL BENFICA

37-28

CARNEIRO DECIDIU PARA O LADO ERRADO…

Resultado expressivo construído na 2ªparte.

Podemos dizer que este jogo teve duas partes distintas. Uma até à desqualificação de Carlos Carneiro e uma depois.

Nessa altura o jogo estava 16-15 para o Sporting, e não é muito claro o motivo da desqualificação de Carneiro e João Pinho dado que na TV não é evidente, contudo dada a objectividade e firmeza do arbitro que sancionou, damos o beneficio da duvida.

Depois do intervalo, o Sporting aproveitou bem o facto do Benfica ser extremamente dependente de Carlos Carneiro e das suas acções individuais, e começou a criar uma vantagem alargada. O Benfica ainda aguentou um pouco na segunda parte, mas o seu jogo está demasiado estruturado num atleta.

O Sporting com a sua juventude e velocidade começou a explorar bem as lacunas do Benfica, e quando Bosko entrou na 2ªparte, mais determinado, podemos dizer que sentenciou o jogo. Foi um jogo que se tornou fácil devido a um acto irreflectido do melhor atleta do Benfica.

A nível de destaques consideramos que no lado do Sporting Bruno Moreira, demonstrou bem que tem lugar na selecção nacional por ser actualmente um dos melhores pivots. Na 1ªparte esteve absolutamente irrepreensível. Uma exibição de luxo. Bosko foi jogando a altos e baixos e Solha trouxe alegria e velocidade ao jogo. Do lado do Benfica, destacamos Carneiro até à sua desqualificação e depois temos dificuldade em escolher alguém. Talvez os pontas David Tavares e Luis Nunes que foram cumprindo.

Apenas gostaríamos de referir que não entendemos como é que João Antunes não joga nesta equipa. Isto porque Rui silva fez uma exibição bastante apagada. È caso para perguntar quando é que o João Antunes vai ter oportunidades?

PO01- JOGO DA JORNADA


Sporting - Benfica às 17h no Casal Vistoso

Não deixem de apostar no grande jogo da jornada.

Nós antevemos um empate. Mas esse é apenas o nosso palpite.


PO01 - 2ª JORNADA


Esta semana existem apostas que são mais que seguras...

SABADO

MADEIRA SAD vs S.BERNARDO

24-23

O Madeira SAD venceu o S. Bernardo com grande dificuldade, dado que motivado o S. Bernardo promete fazer uma época interessante. Estranhamos o facto de este jogo ser arbitrado por uma dupla madeirense. Consideramos mesmo que quem dirige a arbitragem não tem sensibilidade para estas questões. O)lha-se para o aspecto finaiceiro, perde-se no aspecto qualidade. Foi um jogo extremamente equilibrado, e apenas nos 2 minutos finais ficou praticamente decidido quem vencia, dado que no minuto 58'48'' o S.Bernardo viu uma dupla sanção de 2 minutos que condicionou imediatamente o resultado. O Madeira Sad com os argumentos e capacidade financeira que tem, deveria demosntrar mais a sua superioridade em jogo, e em casa ser mais forte...Também ainda estamos no inicio.

ABC vs AC FAFE

28-18

O Fafe é claramente a equipa mais débil deste campeonato. Contra o ABC os argumentos eram poucos, e apenas houve equilibrio nos primeiros 15 minutos de jogo. A partir dai o ABC impos o seu jogo e começou a dilatar o resultado.Por isso vitória mais que normal e evidente da melhor equipa. De salientar o publico presente que esteve em numero bastante interessante.

BELENENSES vs MARITIMO

34-23

Mais uma vez o Maritimo mostrou que depende muito de um unico jogador, José Coin. Aliado à boa exibição do Gr sueco, o Maritimo foi incapaz de travar a velocidade e dinamismo dos atletas de Belem. O Belenenses com esta vitória assume a liderança, e mostra que tem equipa para lutar pelos 6 primeiros, se bem que os 2 jogos que teve até agora foram com equipas teoricamente mais débeis. Mas o Belenenses mostra um colectivo forte e dinamico.

XICO ANDEBOL vs AGUAS SANTAS

34-28

O Xico está até ao momento a ser a surpresa da prova. Depois de no defeso, muito se falar desta equipa, o que é certo é que em dois jogos conseguiu surpreender duas equipas da ex-liga. Ontem teve mesmo uma vitória, como se costuma dizer "sem espinhas". No XIco João Ferraz e Cesar Gonçalves encheram as medidas da casa, com 10 golos cada um.Uma equipa jovem que em casa conforme já referimos anteriormente será um osso duro de roer. A ver vamos agora para a semana o proximo jogo que será o 1º fora de portas.

SP.HORTA vs FC. PORTO

24-22

Esta foi a surpresa da jornada. Contudo acreditamos que este ano vao existir muitas mais, dado que na primeira jornada tinhamos dito que o Porto tinha vencido mas não convencido, com Obradovic algo perdido no banco, não pedindo time out quando deveria, cometendo erros tacticos, etc. Por isso estas surpresas irão ser, acreditamos que, frequentes para os lados dos dragões. O Horta apenas aproveitou o que de mal fez o Porto, e capitalizou isso numa vitória. Na semana passada a vitória surgiu porque dois atletas fizeram toda a diferença, esta semana foi do lado do Horta que Milan Vucicevic com 12 golos fez a diferença, e mesmo assim com uma eficácia de apenas 55%.

17/09/2009

BWIN PO01- 2ª JORNADA


Esta semana existem apostas que são mais que seguras...

SABADO

17:00 MADEIRA SAD vs S.BERNARDO (1.25 / 8.50 / 4.70)

Depois de surpreendentemente ter empatado na 1ªjornada contra o Xico andebol, o Madeira Sad vai querer mostrar aos seus adeptos que tem equipa para muito mais. Mas convêm não esquecer que o S. Bernardo está motivado e pode ser perigoso.

18:00 ABC vs AC FAFE (1.01 / 15.00 / 13.00)

O ABC depois de ter perdido contra o Benfica na 1ªjornada, vai agora impor o seu jogo contra o acessível Fafe. O Fafe não terá grandes argumentos para contrariar o poder bracarense.

18:00 BELENENSES vs MARITIMO (1.01 / 15.00 / 13.00)

O Belenenses em casa no seu recinto vai certamente impor a sua velocidade de dominar o Marítimo, que ainda anda à procura da melhor forma.

18:00 XICO ANDEBOL vs AGUAS SANTAS (2.00/ 7.50 / 2.00)

Com a motivação extra do empate contra o Madeira SAd o XIco andebol vai mostrar que em sua casa quem quiser mais do que 1 ponto terá que suar muito e correr ainda mais. Certamente um dos jogos mais equilibrados da jornada.

21:00 SP.HORTA vs FC. PORTO (6.50 / 9.50 / 1.15)

Nos Açores nunca costuma ser fácil, mas o campeão nacional tem por obrigação trazer os 3 pontos. Ao Horta resta tentar contrariar essa tendência.

DOMINGO

17:00 SPORTING vs BENFICA (2.10 / 5.50/ 2.10)

Depois de ter perdido contra o candidato Porto, o Sporting defronta agora o candidato Benfica. Prespectiva-se um jogo extremamente competitivo em que o resultado será grande incerteza. O Benfica motivou com a vitória ao ABC mas ainda nem tudo está resolvido para os lados da luz. Com ou sem técnico o Benfica promete lutar pelos 3 pontos.

16/09/2009

A DESPEDIDA DO MELHOR ÁRBITRO PORTUGUÊS...

27 ANOS EXEMPLARES DE UMA PESSOA DECIDIDA

Mais uma das figuras do andebol deixou recentemente o “activo” na arbitragem. Depois de Macau na época passada ter terminado a sua interessante carreira na arbitragem, este ano foi a vez do seu colega de sempre, Antonio Goulão fazer o mesmo.


A sua decisão apanhou todos de surpresa, dado que no final da época nada faria prever este desfecho. Contudo como a sua dupla de momento, Paulo Jorge terminou a carreira nos Play offs da taça de Portugal, Antonio Goulão ficou em mãos com a decisão de continuar, e arranjar uma dupla credível e consistente, ou terminar. E foi a segunda hipótese que escolheu. Diríamos que fez bem, porque a credibilidade, a qualidade e o empenho que colocou ao serviço do andebol enquanto esteve no activo na arbitragem poderiam ser postos em causa com a criação de uma dupla pouco consistente. Goulão sai assim de cena com dignidade, mostrando que afinal de contas foi até ao momento o melhor árbitro nacional.

Dizemos melhor, porque na nossa opinião a qualidade de Goulão era ligeiramente superior à de Macau, contudo como dupla funcionavam na perfeição. Se calhar também era melhor, porque Macau o complementava. Goulão era mais autoritário e decidido nas decisões do que Macau.

Mas essas analises agora não interessam.

Goulão despediu-se dos andebolistas no torneio de S. Mateus e com o seu colega de sempre, contudo gostaríamos que o tivesse feito com a final do Play off Porto-Benfica. Isso sim teria sido a cereja no topo do bolo. Mas não aconteceu. Contudo nada disto tira a dignidade da despedida e tudo o que Goulão trouxe ao andebol.

Também já referimos que na formação no Europarque poderia ter sido feita um voto de louvor ou algo do género ao trabalho de Goulão e mesmo de Macau como reconhecimento do seu contributo ao andebol. Seria algo bonito. Consideramos que a federação deve ter maior sensibilidade para casos como este.

É certo que Goulão vai continuar ligado ao andebol, como delegado da EHF e podemos dizer que Portugal fica bem representado, contudo a sua presença em campo vai ser sentida, dado que na actual geração de árbitros nacionais a qualidade escasseia e poucas são as duplas que podemos comparar a Goulão/Macau.

Pode-se dizer que a arbitragem ficou irremediavelmente mais pobre, porque para além de um excelente arbitro, Goulão era uma pessoa respeitada no universo andebolistico.

Muitos eram os que gostavam de Goulão, outros que não, mas o certo é que todos o respeitavam.

Mas a vida é mesmo assim, resta-nos a nós agradecer a Goulão tudo aquilo que de bom trouxe ao andebol.

O ANDEBOLMAIS apenas pode dizer Muito Obrigado.

AS FALTAS DE COMPARÊNCIA

Verificamos que este fim de semana existiram no mínimo 2 faltas de comparência e uma situação estranha. Uma do Almada em juvenis masculinos para a 1ªdivisão nacional, contra o Benfica, jogo que ia ser transmitido na Benfica TV, e uma outra na primeira divisão feminina do Palmilheira, contra o Alavarium. O Ismai em seniores masculinos no PO02 também estranhamente adiou o seu jogo da 1ªjornada contra o Feirense para 30 de Outubro.

Estranhamos muito este facto dado que se a falta de comparência se deveu à falta de cipas e vinhetas, isto quer dizer que os referidos clubes não cumpriram os requisitos da FAP para participarem nessas mesmas provas. E se não cumpriram os requisitos não entendemos como os mesmos foram inseridos nas provas. Também sabemos que este processo de envio de cipas e vinhetas para clubes ainda é um pouco desadequado da actual realidade. Porque não ser a associação local a emitir todas as vinhetas e cipas. Em algumas já é quase a 70% assim. Mas acreditamos que não é em todas.

Aceitamos a flexibilidade da FAP para garantir a sobrevivência de alguns clubes, mas aceitamos esse facto quando não existem mais clubes. Ora quando existem mais clubes e sendo esses cumpridores então esses deveriam ser beneficiados nessas situações, caindo no risco de se beneficiar o infractor.

Estava bastante evidente que para participar nas provas atrás referidas existiam datas limites para ter um numero limite de atletas inscritos. Tendo esse mínimo devidamente inscrito pelo menos o inicio da prova era assegurado, não havendo hipóteses de existirem estas faltas de comparência.

Contudo nada é levado a sério. A FAP cede, os clubes aproveitam e a realidade enfraquece a imagem do andebol.

Esta cedência da FAP para alguns clubes é no mínimo estranha tendo em conta que para tantos outros casos a FAP é demasiado intransigente. Vejamos o caso da obrigação de participação na formação realizada em Benavente e Europarque. Nesse caso quem não fosse era severamente penalizado. No caso destes clubes (e possivelmente outros) faz-se olhos de cego.

Sinceramente não aceitamos esta diferenciação de tratamento por parte da FAP que deveria adoptar sempre a mesma politica. Saberíamos que alguns clubes fechariam portas, mas existiriam outros cumpridores que veriam pelo menos uma vez, a sua regularidade e lealdade às leis e regulamentos, devidamente valorizada.

Enquanto assim não foi, vamos andar num desporto de diversas classes, existem os maus, os bons e os afilhados.

PROJECTAR O ANDEBOL...



O site SCN começa a ser dos locais mais completos a nível de informação da nossa modalidade

O nosso intuito como vimos desde o inicio a referir é projectar o andebol para um nível superior dando-lhe maior visibilidade, algo que não acontecia anteriormente dado que poucos meios olham para o andebol com interesse, e apenas 2 a 3 blogues actualmente conseguem de forma sustentada falar de andebol.

Por isso é com agrado que verificamos que o site desportivo SCN começa a dar cada vez maior protagonismo ao andebol. Para além de entrevistas, artigos sobre as equipas principais, o SCN tem agora uma rubrica dedicada ao PO02. A ver vamos os conteúdos que vão publicar sobre este andebol de divisões secundárias.

Desde já agradecemos ao SCN o facto de começar a olhar para o andebol com maior interesse.

Visitem www.scn.pt

15/09/2009

"NOVELA" JOÃO ANTUNES


Não nascemos para publicar mentiras, mas às vezes não há verdades absolutas.

Desde que publicamos a noticia referenciando a saída do João Antunes que muita coisa aconteceu, e talvez tenha sido isso que tenha alterado o sentido da acção. Depois de publicarmos ,a grande maioria dos meios suportou a noticia, se calhar porque o nosso blogue já merece a confiança dos mesmo.

Não deixa de ser estranho que o presidente da secção só no dia 14 tenha dito o seguinte “É com grande satisfação que o vejo continuar depois de tudo termos feito para o manter no plantel. O João vai aprender muito com o Rui Silva, que é um dos melhores pivots em Portugal” e nesse dia tenha saído uma noticia no Benfica TV intitulada “João Antunes renova pelo Benfica”.

A nossa noticia saiu a 9 de Setembro, e apenas a 14 é que o Benfica confirmou a renovação do atleta. Algo se passava. Não será estranho esta diferença de tempo no timing da resposta do Benfica?

Não costumamos arriscar a publicação de noticias(tirando a rubrica BOATOS) sem que tenhamos fontes seguras e a indicação da veracidade das mesmas. Contudo desta vez a fonte da noticia era segura e fidedigna, mas como tudo na vida, nada é certo a 100% e algo pode ter mudado nos instantes finais.

Ficamos admirados em verificar que a nossa noticia desencadeou uma discussão que extravasou o teor da mesma, em que alguns leirienses colocaram em campo os seus argumentos para deitar abaixo o Sismaria ou a Juve Lis. Assim o andebol não vai muito longe, quando clube vizinhos se tratam tão “mal”.

Contudo também gostamos de dizer que apesar de tudo, ficamos contente por esta alteração de vontades, dado que o futuro de João Antunes é bem mais promissor no SL Benfica na PO01 apesar de ser nitidamente 2ªescolha, do que no Sismaria PO02. Respeitando obviamente ambos os clubes, mas é uma questão de visibilidade. Afirmamos em tempos que este seria o ano de João Antunes, mas tememos que as opções de José António Silva, condicionem essa situação, e isso viu-se no 1º jogo em que inclusive nem jogou(se calhar devido a este imbróglio com a renovação).

Ao João Antunes, um dos mais promissores atletas nacionais, desejamos a melhor sorte, apesar de que gostaríamos que jogasse mais para que a sua evolução fosse mais rápida e sustentada.

Link da noticia da renovação

http://www.slbenfica.pt/Informacao/Modalidades/Andebol/Noticias/noticiasandebol_andjoaoantunesrenova_140909_51208.asp

14/09/2009

ANDEBOL TOTAL - PO02



Vamos tentar continuar com a rubrica que tínhamos o ano passado. Dando espaço a outras divisões.

Enquanto ainda não temos definido o colaborador, vamos deixar os resultados apenas com comentários curtos.


Na primeira jornada podemos verificar que existem equipas que vão assumir o objectivo da subida. Camões, Sismaria, Alto Moinho e Alavarium e Comércio, são as equipas mais candidatas. Destacamos o empate do Alavarium que em sua casa deveria ter feito melhor. E o empate ao que parece caiu do céu dado que nos instantes finais, o Comércio falhou um 7 metros.


ZONA NORTE

Nesta zona aconteceram várias surpresas. O Módicus apesar de pouco ou nada treinar, mesmo assim venceu o débil Lamego que este ano junto com Feirense devem ser as equipas mais acessíveis desta zona. O Avanca desiludiu nesta primeira jornada, talvez devido ao facto de ter feito uma revolução drástica no seu plantel, sendo necessário tempo para assentar ideias e estratégias. O Oleiros depois da espectacular parte inicial da época anterior, este ano começa com uma derrota surpreendente frente ao Sto.Tirso que este ano está motivado para surpreender muita gente. No dérbi portuense, o Académico foi superior e mostrou ao candidato S.Mamede que este ano terá que fazer muito mais para ser candidato na prática e não na teoria.

Estranha-se o facto do jogo ISMAI- FEIRENSE ter sido adiado para o dia 30 de Outubro. Será que o Ismai tinha os seus jogadores devidamente inscritos? Deixamos a duvida.

ANDEBOL SOLIDÁRIO

O Madeira SAD vai no próximo jogo realizar uma acção de "solidariedade", promovendo a parceria celebrada com a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).
A campanha denomina.se "Um Dia pela Vida" através da divulgação e angariação de fundos para apoiar a missão da LPCC. A LPCC terá um stand de apoio ao jogo, onde todos poderão participar.
A receita angariada reverterá integralmente para a instituição.
Uma iniciativa interessante que demonstra que o andebol de vez em quando também se preocupa com a sociedade civil e com os seus problemas.
Por isso felicitamos esta iniciativa.

ANDEBOL DESIGUAL...


PO09 COMEÇA DA PIOR FORMA

É motivo de vergonha a forma como o andebol feminino tem sido tratado na sua essência. NA sua prova principal, que diga-se pouca gente está de acordo com a sua estrutura e estratégia, logo na primeira jornada surgiram dois casos que vem dar razão aos críticos.

A primeira menos grave é a goleada à antiga protagonizada pelo Colégio J. Barros à frágil equipa do Albufeira em casa deste. 9-51 é um resultado inadmissível para uma 1ª divisão. Imagino quando for contra um Madeira SAD ou mesmo contra o Gil Eanes. Esta junção das melhores equipas portuguesas com as restantes equipas existente vai proporcionar alguns jogos deste género que pouco ou nenhum interesse tem para a modalidade.

A segunda bem mais grave, a “falta de comparência” em sua própria casa do Palmilheira, no jogo contra o Alavarium. O motivo dessa falta de comparência foi nem mais nem menos o facto de não terem recebido os respectivos cipas e vinhetas atempadamente. Algo completamente Kafkiano. No dia anterior tinha acontecido o mesmo com a equipa de juvenis do Almada contra o Benfica, jogo que ia dar na Benfica TV, e no domingo aconteceu naquela que se diz a prova maior(e única) do andebol feminino. Mais uma vez perguntamos de quem é a culpa?

O intuito do nosso blogue é promover o andebol, contudo não podemos deixar passar estas pequenas grandes atrocidades que se cometem e que põem em causa a credibilidade de uma competição e dos seus organizadores.

Não se compreende como é possível nos dias que correm existirem faltas de comparência por ausência de cipas. Alias se está tudo informatizado, e se no PO09 há oficiais de mesa com pc porque razão não se entrega a lista de jogadores sem cipa e o oficial de mesa oficializa essa lista online. Se não puderem jogar o pc avisaria. Mas isto são ideias. Pensamos que é melhor do que estar ansiosamente à espera de 5ª ou 6ª feira para saber se chegaram ou não os cipas/vinhetas.

Consideramos que principalmente o andebol feminino tem sido muito mal tratado ultimamente e acreditamos que este desinteresse conduza a uma diminuição na qualidade global, algo que custou muito a atingir.

13/09/2009

LUTO NO BENFICA


Deixamos os nossos pêsames ao Prof. José António Silva, que nesta fase difícil que atravessa devido ao problema SL Benfica vs FCDEF-UP, teve este grande percalço que é o falecimento da sua mãe.

Nestes momentos difíceis apenas podemos dar os nossos sentimentos a si e à sua família.


RESULTADOS PO01

SL BENFICA - ABC
27 - 25
Depois de tempos conturbados, com a ausência do técnico, o Benfica deu a melhor resposta possível, e Candeias e Carneiro foram as estrelas numa noite de andebol com muito equilíbrio. Aliás acreditamos mesmo que Candeias vai ser este ano um dos melhores GR em Portugal. Benfica supera assim um desafio difícil, contra um adversário que está motivado para entrar na luta pelo título.

MARÍTIMO- S. BERNARDO
19-28
Marítimo demasiado inexperiente para lutar contra S.Bernardo. José Coin não foi suficiente para apagar maior velocidade aveirense. José Coelho e um espectacular Temo Ferreira foram os pilares para uma vitória tranquila. Destacamos mesmo a eficácia de 54% demonstrada por Telmo. 

XICO ANDEBOL-MADEIRA SAD
27-27
Xico surpreende experientes da Madeira e assume que vai lutar neste campeonato com ambição de vender muito caro cada jogo, especialmente em casa. Destacamos César Gonçalves com 9 golos marcados, e Ivo Silva (ex ABC com uma percentagem de 42%) na baliza. Certamente o Madeira que esteve na frente do marcados deste o 1º minuto de jogo até ao minuto quase ao minuto 60, deixou-se surpreender pela maior garra do XIco. Fica a lição para uma equipa que pretende lutar pelo titulo.

AC FAFE-BELENENSES
27-37
Fafe demasiado “verdinho” para um Belenenses atrevido. Paulo Fernandes e Armando Pinto não foram suficientes para contrariar maior favoritismo do Belenenses. DO Belenenses o destaque vai para o seu colectivo que jogou de forma já bastante homogénea e equilibrada.

ÁGUAS SANTAS-SP.HORTA
34-29
Num jogo entre equipas do mesmo campeonato, levou melhor quem jogou em cada, Esperávamos mais do Horta devido ao seu investimento, contudo ressentiu-se bastante da ausência de Edgar Madureira. O Aguas Santas entrou demasiado atrevido e determinado em mostrar que os 3 pontos ficavam na maia. E assim foi estando logo aos 10 minutos a vencer já por 6:2. Acreditamos que o Aguas Santas em casa vai ser uma agradável surpresa, com Pedro Cruz a assumir o protagonismo, num plantel interessante.

FC PORTO – SPORTING
24-22
Porto vence mas Obradovic não convence. Podíamos ficar por aqui no comentário, dado que retrata tudo. Obradovic algo receoso tarda muito a tomar decisões, e isso poderia ter custado os 3 pontos. A ganhar por 5 a 9 minutos do fim, o Porto quase era surpreendido pela velocidade sportinguista e chegou a estar por diferença de 1. Contudo a juventude e irreverência do Sporting veio ao de cima de dois falhanços consecutivos deitaram tudo a perder. Este será o maior inimigo do Sporting nesta época. No POrto destacamos Wilson Davyes que simplesmente abriu o livro, e Laurentino que fechou o "galinheiro".

Deixamos em baixo a classificação.

Classificação - Fase Regular
PosEquipaPts
CF Os Belenenses3
Liberty Seguros S Bernardo3
AA Águas Santas3
SL Benfica3
FC Porto3
CD Xico Andebol2
Madeira SAD2
ABC Braga1
Sporting CP1
10ºSC Horta1
11ºCS Marítimo1
10ºAC Fafe1