31/08/2009

VAMOS MUDAR A NOSSA IMAGEM!


Estejam atentos porque o Andebolmais vai mudar a sua imagem.

Depois destes primeiros 6 meses de vida, vamos remodelar o blogue. Vamos também ter uma parceria interessante para quem gosta de andebol.

Estejam atentos...

Por isso esta semana estaremos a funcionar a "meio- gás".

Pedimos desculpa pelo inconveniente.

28/08/2009

E O BENFICA FINALMENTE FALOU

Depois de muito se escrever sobre o assunto, eis que o Benfica assume uma posição oficial.

Comunicado do SL Benfica no seu site oficial(clique para ver no site do SL Benfica)

28/08/2009 ANDEBOL
Comunicado
Intransigência discriminatória da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto

Face a notícias publicadas no dia de hoje, o Sport Lisboa e Benfica vem esclarecer que, apesar da intransigência discriminatória assumida pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto em relação ao Prof. José António Silva, algo a que já não estávamos habituados no Portugal democrático do pós 25 de Abril e que deve merecer a investigação e acção das entidades que tutelam esta instituição, nomeadamente o Ministério do Ensino Superior, espera poder continuar a contar com a colaboração do Prof. José António à frente da sua equipa de andebol e só após esgotar todas as vias assumira opção diferente.

O Prof. José António é um dos quatro técnicos, em Portugal, com doutoramento na área do andebol e nunca, até hoje, lhe tinha sido vetada a oportunidade de treinar, como aconteceu no passado com o Madeira SAD, o Águas Santas e até na própria Selecção nacional nas suas camadas jovens. Estranha-se, por isso, que só após ter decido, no ano passado, aceitar o convite do Sport Lisboa e Benfica, tenham começado a ser levantados, por parte do Conselho Directivo da faculdade de Desporto, e mais concretamente por parte do seu presidente, Olímpio Bento, tantas dificuldades.

Contrariando a vontade recentemente expressa pelo Secretário de Estado do Desporto, que manifestou a necessidade de haver maior intercâmbio entre as Universidades e a sociedade civil, o Prof. Olímpio Bento, em relação a este caso concreto, decreta exactamente o oposto, ao que parece pela única razão de que o Clube que o Prof. José António se propõe continuar treinar se chama Sport Lisboa e Benfica.

Pelo seu exemplo e pelo seu profissionalismo o Prof. José António merece que o Sport Lisboa e Benfica se empenhe na sua continuidade à frente dos destinos da equipa de andebol e, ao mesmo tempo, que denuncie a inusitada intransigência assumida pelo Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto que tem inviabilizado todas as soluções apresentadas, numa atitude prepotente e que parece indiciar uma clara discriminação em função da opção assumida pelo Prof. José António.

Revelam-se assim totalmente infundadas as notícias que dão conta da existência de contactos ou qualquer vínculo contratual por parte do Sport Lisboa e Benfica em relação a qualquer outro treinador. O Sport Lisboa e Benfica esgotará todas as possibilidades para poder continuar a contar com a colaboração do Prof. José António Silva e espera que as entidades responsáveis se empenhem em corrigir esta situação, que pouco dignifica a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

ONDE O ANDEBOL VALE MUITO DINHEIRO...

Temos dado destaque quase na totalidade a noticias "nacionais", contudo existem algumas noticias internacionais que consideramos que merecem destaque.

Esta é certamente uma delas, dado que não é todos os dias que sabemos valores. Em Portugal é "proibido" saber orçamentos dos clubes, dado que eles são ocultados. Se calhar com receio de que se descubra algo.

Deixamos por isso os orçamentos das equipas alemãs para a presente época, e a diferença para a época anterior.

Gostaríamos de fazer o mesmo para o PO01 mas tal é impossivel, dada a dificuldade em recolher elementos credíveis.

ORÇAMENTOS DOS CLUBES ALEMÃES

Foi publicado no site alemão, www.handball-world.com os orçamentos dos clubes da Bundesliga para a presente época. Podemos dizer que este é um andebol à parte, de outro mundo.

Equipa

Orçamento

Diferença época 08/09

THW Kiel

7,5 M

- 300.000

HSV Hamburgo

7,5 M

+ 1.000.000

Rhein-Neckar Lowen

7 M

+ 700.000

TBV Lemgo

6,4 M

+ 400.000

Flensburg Handewitt

4,7 M

- 500.000

VFL Gummersbach

4,2 M

- 300.000

SC Magdeburg

4 M

+ 400.000

Füchse Berlin

3,9 M

+ 300.000

MT Melsungen

3,5 M

0

Frisch Auf Göppingen

3,5 M

0

TV Grosswallstadt

3,5 M

+ 200.000

GWD Minden

2,6 M

+ 100.000

TuS N-Lubbecke

2,3 M

n/d

HSG Wetzlar

2,15 M

- 100.000

HBW Balingen-Weilstetten

2 M

0

TSV Hannover

1,5 M

n/d

HSG Düsseldorf

1,3 M

n/d

TSV Dormagen

1 M

0

MANUEL CADENAS DE NOVO NAS BOCAS DO “MUNDO”


A misteriosa ausência de José António Silva no Benfica tem levantado várias teses.

Fala-se principalmente da dificuldade em gerir equipa e carreira docente em simultâneo. Estranhamos esse facto dado que na época passada o mesmo sucedia e José Antonio esteve sempre presente. O mesmo se passou no Madeira SAD.

Por isso dado o silêncio do Benfica sobre este caso, saiu hoje uma noticia no JOGO a referir um suposto interesse em Manuel Cadenas, o técnico que esteve a um passo do FC Porto. O Record vai ainda mais longe e afirma já o acto como consumado.

É tudo um pouco estranho, e mais estranho ainda, é o silêncio do Benfica, ainda mais quando o seu técnico principal esteve ausente num jogo “oficial”, e vai estar ao que tudo indica ausente no torneio de S. Mateus.

Não queremos levantar muita polémica, porque algo de grave(não acreditamos) pode ter acontecido com José António. Por isso vamos ficar por enquanto por aqui nos comentários.

Assim que houver confirmação oficial daremos a nossa opinião.

MERCADO ESTRANGEIRO INVERTE TENDENCIA DE CRISE

Num ambiente de crise, batem-se os recordes nas transferências de jogadores de andebol.

Começou o Monteplier ao contratar Karabatic + Vid Kavtincnik, não se sabendo ao certo o valor, mas constava-se na altura que tinha sido o mais alto pago até ao momento.

Seguiu-se o Barcelona com a contratação do recém naturalizado espanhol Siarhei Rutenka por 1 milhão de euros + IVA.(contrato de 5 anos). O Barcelona já gastou este ano mais de 1.3 Milhões de euros em contratações (Rutenka, Sarmiento e Daniel Saric)

Recentemente o Hamburgo pagou cerca de 1.4 milhão de euros + vários encargos para contratar Domagoj Duvnjak ao Croácia Zagreb.

E por último o THW Kiel deu o golpe de misericórdia, ao assinar um dos melhores jogadores da actualidade, Daniel Narcisse pela módica quantia de 1.5 milhões de euros.

É caso para dizer que em Espanha e Alemanha o andebol permanece em alta…

MAIS UMA CONTRATAÇÃO DE OUTRO MUNDO.

ESTRELA FRANCESA REFORÇA THW KIEL

Daniel Narcisse, um dos melhores jogadores franceses, e que jogava no Chambery (FR), assinou contrato com o poderoso THW KIEL.

Com 29 anos Narcisse assinou um contrato de 4 anos, vestindo a camisola 25.

O valor da transferência ainda não está confirmado, mas a ser verdade, os 1.5 milhões de euros, será o valor mais alto a ser pago numa transferência de um atleta no andebol.

Isto porque a transferência de Domagoj Duvnjak, apesar do valor envolvido ser o que referenciamos anteriormente de 2.25 milhões, a quantia paga pelo clube é cerca de 1.4 milhões de euros. Os valores desta transferência ainda suscitam várias duvidas nos mais variados meios, por isso vamos assumir como os 1.4 milhões como sendo os correctos, dado que foram os valores que vimos referenciado com maior frequência.

Com esta transferência, Narcisse volta a encontrar Alfred Gislason, depois de terem trabalhado juntos no VFL Gummersbach na época 2006/2007.


Reportagem sobre este notícia

27/08/2009

QUEM PODE, PODE!


Transferência milionária de DUVNJAK

CROATIA ZAGREB para HAMBURGO

Valor pago = 2.25 Milhões de Euros

É caso para dizer, na Alemanha o andebol joga-se a sério.

O central croata de 21 anos,o sucessor de Ivano Balic, sai pela primeira vez para um grande da Europa, e para uma das melhores ligas do mundo.

O Hamburgo aposta forte para fazer frente ao Kiel a nível interno e externo.

DESAPARECIMENTOS NA LUZ

O Benfica necessita urgentemente de contratar Sherlock Holmes ou os serviços CSI

Depois do desaparecimento misterioso de Nikola Miricki no final da época, não disputando sequer a final four da taça de Portugal.

Ontem foi a vez de José António Silva, que no jogo de apresentação com o Belenenses, não apareceu. Estando a orientar o Benfica no banco o seu adjunto Pedro Gama.

Aonde estaria José António Silva?… Será algo de grave?

A não ser, é caso para dizer, também queremos um emprego assim.

FERIDOS NO ORGULHO, MOTIVADOS NO TRABALHO




SAÍDAS

Fábio Magalhães ( Sporting)

Dario Andrade (FC Porto)

José Costa (Pilotes Posada)

Hugo Rocha (Sporting)

Alberto Bastos ( XIco Andebol)

Ivo Silva (Xico Andebol)


ENTRADAS

Hugo Figueira (Belenenses)

Jaime Barreiros ( Águas Santas)

Mário Peixoto (ISAVE)

Levko Naumosky (Ex. Aranda)

O ABC apesar da época algo frustrante na liga que realizou, conseguiu com mestria arrecadar a taça de Portugal, como prémio de "consolação".

E sem sombra de duvidas foi um bom tónico para a época que se vai iniciar. Isto porque a moral andava em baixo, as lesões atormentavam, e o rumor Fábio Magalhães já começava a ser incomodo para todos.

Pois é, passado mais de um mês muito se alterou. O ABC perdeu a batalha Fábio Magalhães e como consequência perdeu um activo muito importante. Muito se tem falado, umas coisas acertadas, outras nem por isso. Não queremos tomar partido de nenhum lado, mas estamos convictos que se a direcção do ABC tivesse dado o mesmo vencimento ao Fábio que deu ao novo GR Figueira, certamente o Fábio estaria de pedra e cal no ABC. São opções de quem conhece melhor o clube toma. Vamos aceitar. Nós teríamos apostado mais no Fábio.

Esta é a grande saída e a grande perda do ABC dado ter sido algo inesperada, mas também não é preciso entrar em dramatismos porque o ABC durante toda a sua história mostrou sempre capacidade para colmatar saídas de grandes atletas, e mesmo assim manter a competitividade.

Mas para além desta saída, não nos podemos esquecer de Dario Andrade e José Costa. Dois extraordinários atletas. Será mais difícil colmatar a saída de José Costa do que propriamente de Fábio Magalhães. Para além da qualidade, José Costa transpirava garra e atitude, fundamentais em qualquer equipa.

Ou seja o ABC perdeu 3 atletas de referencia, atletas que eram escolha para o 7 base de caras.

Assim sendo a ida do ABC ao mercado foi dentro dos possíveis criteriosa, e dizemos dentro dos possíveis dado que o dinheiro pelos vistos não abunda para os lados de Braga.

Entrou Figueira, GR que não nos entusiasma muito. Pode trazer experiência, mas sinceramente consideramos que se tivessem apostado nos 2 GR da época passada não se perdia nada,e acima de tudo poupava-se muito dinheiro. Mas acreditamos que Figueira vai trazer maior experiencia na baliza.

Levko Naumosky entra, na tentativa de fazer esquecer José Costa. Tarefa difícil, mas certamente irá se empenhar para isso.

Jaime Barreiros e Mário Peixoto são dois regressos ao clube mãe, são dois atletas interessantes que vêm nesta a oportunidade de ouro para poderem despertar definitivamente na elite nacional.



Mas de todas as entradas o melhor reforço de todos é sem sombra de duvidas Luís Bogas. Um jogador de elevada qualidade, que na época passada se viu privado muito cedo de competir, dada a lesão que teve. Bogas vai trazer qualidade ao jogo do ABC e certamente vai ser o líder do grupo.
Este ano acreditamos também que poderá ser o ano de Tiago Pereira, atleta de elevada qualidade, e depois de brilhar no mundial sub 21, está preparado para encarar a época que inicia como a sua época.

A aposta em alguns juniores, mais concretamente em João Rodrigues, Miguel Oliveira e Luís Sarmento, será um “bem” necessário, dado que Rito necessita de maior competitividade no plantel.

Rito já mostrou conseguir produzir uma boa refeição com poucos alimentos, por isso estamos em crer que o ABC mesmo perdendo 3 atletas mais que influentes, não vai ser por isso que vai deixar de ter ambição.

Matos, Salgado, Bocas serão os pilares de uma equipa que parte sem compromisso, para a disputa de algo ambicioso.

Não acreditamos que chegue ao titulo, mas poderá ser um adversário muito incomodo.E poderá ser o outsider mais forte. Ontem ficou a prova contra o Porto

Plantel ABC 2009/2010

Guarda-redes: Hugo Figueira, Bruno Dias e Luís Oliveira

Centrais: Carlos Matos, Tiago Pereira e Jaime Barreiros

Laterais Esquerdos: Luís Bogas e Hugo Rosário

Laterais Direitos: Eduardo Salgado e José Rolo

Extremos Direitos: Eduardo Gaifém e Miguel Sarmento

Extremos Esquerdos: Fábio Antunes e Mário Peixoto

Pivots: levko Naumovsky, Eduardo Ferreira e João Rodrigues