31/03/2009

SÓ AGORA CHEGOU A ESSA CONCLUSÃO?

Laurentino Dias disse:

«Gostaria que até final do meu mandato ficasse bem claro o que é profissional e o que não é profissional. Hoje existem as ligas de futebol, a I e a II, e a liga de andebol. A liga de basquetebol acabou, a liga de andebol ainda existe de uma forma muito instável», destacou o secretário de Estado considerando que em Portugal não há mercado para outras ligas que não as de futebol.

Parece que agora começam a acordar para a realidade e verificam que em Portugal só há "mercado" para o profissionalismo numa modalidade, o Futebol, e mesmo ai os dirigentes não tem capacidade para gerir activos, clubes, e instituições. Vejamos o caso do Estrela da Amadora, Leixões, Setubal, Belenenses, etc.

O que falta é dirigentes dinâmicos e acima de tudo dirigentes inteligentes. 

Saber gerir não é para todos.

BOATOS- PARTE 3


Será verdade?

Florêncio no Benfica 2009-2010

SERÁ QUE 2009-2010 VAI SER ASSIM?

Imagem retirada do site da FAP

Com a realização da Assembleia Geral da FAP, confirmou-se o que dissemos já em tempos, e que clarificamos a todos vocês através da divulgação das propostas da FAP para as novas competições.  Com a confirmação de alguns factos e a incerteza quanto a outros, ficamos com a ideia de que a vontade dos responsáveis federativos é organizar as competições nacionais para a próxima época 2009-2010 da seguinte forma.

1ªDIVISÃO 2009-10

1 ZONA-(12 EQUIPAS TOTAL)

9 clubes da liga

3 primeiros classificados da 1ª divisão

 

2ªDIVISÃO 2009-10

2 ZONAS DE 10 EQUIPAS (20 EQUIPAS TOTAL)

9 clubes da 1ªdivisão(do 3º ao 12º)

6 clubes da fase final da 2ªdivisão

5 clubes da fase manutenção da 2ªdivisão.( 3 Primeiros classificados+ os 2 melhores segundos)

 

3ªDIVISÃO 2009-10

3 ZONAS DE 12 EQUIPAS (36 EQUIPAS TOTAL)

27 clubes da 2ªdivisão

9 clubes da 3ªdivisão  -4 primeiros classificados de cada fase final + melhor 5º


ALGUMAS DÚVIDAS

A grande duvida é, o que será dos restantes clubes(22) da actual 3ªdivisão?

Será que existirão competições regionais?

Ou será que já está previsto a desistência de muitos clubes?

Estas decisões são vinculativas, ou aguarda-se o parecer final da LIGA?

Para quando a decisão final e o envio de informação aos clubes?

Consideramos que quando se faz um planeamento a nível das competições deve-se contemplar todas as actuais equipas, porque deve-se partir do pressuposto que na próxima época existirão os mesmos clubes da presente época.

Numa altura em que muitos clubes fazem já os seus planteis para a próxima época, é caso para perguntar, já saberão esses mesmos clubes em que competição irão jogar?

Será este plano de reformulação das competições nacionais válido para apenas uma época desportiva, ou não deveria ter sido feito um plano já a médio prazo para não andarmos de 2 em 2 anos a mudar as estrutura e formas de competição?

A ver vamos …

O TEU CLUBE



É já amanhã que vai surgir o novo espaço do andebol no ANDEBOLMAIS.

O TEU CLUBE, pretende ser um espaço onde todos os clubes tem oportunidade para divulgar os seus eventos, noticias, etc.

Por isso aproveitem este meio para darem maior notoriedade às vossas acções.

Aguardamos pelos vossos emails.

30/03/2009

ANDEBOL TOTAL- PARTE 2

Em Santarém os E. Comercio recebem o Fafe , os homens de Medvedev estão em ascensão e procuram limpar a má imagem da primeira volta , uma vitoria coloca a equipa nos Play off e depois do bom jogo frente ao Belenenses para a Taça Presidente da Republica, onde chegaram a liderar o marcador à entrada dos dez minutos finais.

Espera-se que o Fafe não tenha tarefa fácil bem pelo contrario pois em Fafe ainda se deve estar para perceber como não conseguiram eliminar a Juve Lis no jogo a contar para a  Taça Presidente da Republica, mas esta prova é diferente e estas duas equipas conhecem-se bem Tiago Santos de um lado e Paulo Fernandes podem fazer a diferença num jogo que se prevê muito renhido e de contacto.

F. Holanda recebe em sua casa a equipa do Ismai, depois de um trajecto no inicio de época sinuoso os vimaranenses conseguiram dar identidade à sua equipa e começaram a cavalgada na classificação final, num misto de juventude com alguma experiencia esta equipa do F. Holanda tem vindo a praticar um bom andebol e procura mais que o actual 5 lugar para isso terá de vencer os homens da Maia que até ao momento são a decepção da prova mas que ainda lutam pela vaga no play off embora ela não dependa somente das suas vitorias, espera-se um jogo rápido onde quem cometer menos erros puderá vencer, frente a frente vão estar Pedro Correia e André Caldas ambos em bom momento de forma e que para lá da vitoria do jogo alimenta a vitoria na lista dos melhores marcadores.

Não percam na próxima 5ªfeira, a antevisão da ultima jornada do PO01 e do PO02 fase final.

GR BRUNO MARTINI REGRESSA AO ACTIVO

O famoso guarda redes francês Bruno Martini, vai regressar ao andebol e a uma equipa de topo no andebol mundial.

Com a lesão do sueco Andreas Palicka, que estará em recuperação cerca de 2 meses, o TVW Kiel viu em Martini a possibilidade de ter um guarda redes de grande nível para ajudar outro francês, Omeyer, actual GR principal da equipa.
Desta forma o Kiel vai encarar a fase final da temporada estando mais tranquilo quanto à posição de GR, dado que juntou um dos melhores GR de sempre do andebol mundial, Martini, ao actual melhor GR do mundo.

É caso para dizer quem pode, pode…

PO09-FASE FINAL

Este fim de semana jogou-se mais uma jornada na fase final do PO09.

Grupo A - 2ªjornada
Gil Eanes 29 – 29 Madeira SAD
C. Gaia 29 – 26 João Barros
Madeira 32
C.Gaia 30
Gil Eanes 24
C.João Barros 24

Como podemos constatar nos resultados o equilíbrio foi nota dominante nesta jornada, em que o Gil Eanes conseguiu brilhantemente impor um empate ao poderoso Madeira Sad.
Com Donner na bancada dado que foi sancionado com 30 dias de castigo pelo conselho disciplina da federação, o Gil Eanes, demonstrou que consegue fazer frente ao Madeira Sad, e pode mesmo dificultar a vida ao Madeira Sad e ao C.Gaia nesta fase final. Pena é que o Madeira SAd tenha já tanta diferença pontual sobre o 3ºclassificado, senão seria interessante vermos uma luta pelo titulo a 3.
O C.Gaia cumpriu, sendo que jogou nas duas primeiras jornadas jogou em casa.
A ver vamos.

Grupo B - 5.ª Jornada
Porto Salvo 28 – 27 ND St. Joana
CS Madeira 23 – 20 J. Lis
Maiastars 22 – 27 Almeida Garrett

Numa fase em que o objectivo final antes da competição era um e agora é outro. Ou seja no inicio lutava-se para a não descida de divisão, e agora luta-se apenas para fazer os melhores resultados possíveis, dado que não existirão descidas.
Por isso podemos dizer que o interesse que poderia residir no facto de vermos equipas a tentar sobreviver à descida, agora deixou de ter qualquer interesse.

CS Madeira 35
Porto Salvo 29
J.Lis 24
ND St Joana 23
Almeida Garret 21
MaiaStars 17

29/03/2009

PO01

Penúltima jornada do PO01

21ª Jornada
AA Avanca 29-34 CS Maritimo
GF Emp. Comercio 30-28 AC Fafe
Modicus 21-26 CDC S Paio Oleiros
DF Holanda 25-29 ADA Maia-Ismai
Juventude D. Lis 27-22 Ginasio C Sul
CDE Camões 26-23 Alavarium ACA

Fase Regular - Classificação
1 CS Maritimo Madeira 52
2 Alavarium ACA 48
3 CDE Camões 46
4 AC Fafe 45
5 GF Emp. Comercio 45
6 AA Avanca 45
7 DF Holanda 45
8 CDC S Paio Oleiros 44
9 ADA Maia-Ismai 42
10 Modicus 32
11 Ginasio C Sul 31
12 Juventude D. Lis 29
Não perca na próxima sexta-feira, o ANDEBOL TOTAL, com a antevisão da última jornada do PO01. Uma jornada onde se vai decidir quem vai aos playoffs. Onde a maior dúvida reside no Oleiros, ou Ismai. Um deles vai ficar de fora.

O TEU CLUBE À 4ªFEIRA


Criamos um novo espaço neste blogue.

Todas as quartas-feiras, reservamos um espaço dedicado aos clubes. Como temos recebido inúmeros emails com pedidos de divulgação de eventos, jogos e torneios, consideramos interessante criar um dia para divulgar esse tipo de acções.

Por isso quarta-feira é o dia de, O TEU CLUBE, um espaço democrático onde todos vão ter a oportunidade de divulgar aquilo que pretenderem.

Aproveitem...

ANDEBOL TOTAL À 5ªFEIRA


A partir da próxima quinta-feira, vai surgir um novo espaço neste blogue.

Será feita uma antevisão do PO01 e PO02, dado que queremos abranger o máximo de competições possíveis, e tornar o ANDEBOLMAIS, o verdadeiro LUGAR DO ANDEBOL

Até à próxima quinta-feira vamos deixar um pequeno excerto daquilo que pretendemos fazer nesse espaço. Estes excertos estão de certa forma desactualizados dado que pretendemos fazer uma antevisão da jornada, e neste caso a jornada já ocorreu.


Esperamos que gostem.


1ª Divisão
Esta prova tem sido pautada pelo equilíbrio e surpresas ao longo do seu percurso, agora que estamos a duas jornadas do final da 1ª fase, será interessante ver como vai ficar definida a classificação final rumo ao Play off e descida divisão.

A partida 6 equipas já conseguiram o apuramento para os Play off mas as suas classificações finais estão longe de ficarem decididas, vejamos o Campeão Nacional Marítimo tem liderado a prova nesta fase final da competição e procura alcançar o primeiro lugar nesta fase para tal necessita que o Alavarium não o faça mais 2 pontos que os madeirenses nestes dois jogos. A equipa do Marítimo desloca-se Aveiro para defrontar o Avanca que nesta fase final não tem estado tão bem como foi seu apanágio ao longo da época , fruto de algumas lesões de atletas importantes caso de Tiago Cunha mas que já foram devidamente recuperadas assim sendo prevê-se um bom jogo para os lados de Avanca onde se espera que as noticias de jogadores a puderem transitar para o vizinho S. Bernardo não façam mossa , uma vitoria dos aveirenses permite-lhes sonhar com um dos 4 primeiros lugares.

O vizinho Alavarium tem uma saída difícil ao terreno de uma das equipas que melhor campeonato tem feito o Camões, se o Alavarium esta de olho no topo os lisboetas estão de olho nos tropeções que podem acontecer à frente e tentar dar uma salto aos 4 primeiros lugares, no Alavarium tentar perceber se João Vilar e João Alves vão liderar a equipa rumo ao topo da classificação, embora pensemos que o segredo deste jogo vai estar nas balizas, onde vão estar Mário Fonseca e João Pinho, quem estiver melhor vencerá de certeza.

Amanhã colocaremos mais...

26/03/2009

BOATOS - 2ª RONDA

Neste item como já referimos anteriormente serão colocados boatos que surgem nos bastidores do andebol. Quer através da internet, quer através de conversas.

Mais uma vez referimos que não vinculamos estes boatos à nossa opinião, dado que como referimos o boato pode ser baseado numa premissa verdadeira ou não.

Limitamos a colocar o que constatamos, independentemente da veracidade da mesma.

Verificamos que a primeira vez que colocamos boatos, através dos comentários muitos deles foram confirmados, e alguns foram desmentidos. Por isso podemos dizer que contribuímos para que as maiores duvidas sejam esclarecidas.

Aqui vão os novos boatos.

Dario Andrade (ABC) no F.C. Porto 2009-2010

Fábio Magalhães (ABC) no Sporting 2009-2010

Pedro Cruz (Sporting) no Águas Santas 2009-2010

Tiago Mirando (S. Bernardo) no Águas Santas 2009-2010

João Vilar (Alavarium) no S. Bernardo 2009-2010

Tiago Teixeira (Oleiros) no S. Bernardo ou Águas Santas 2009-2010

Henrique Carlota (Belenenses) no S. Bernardo 2009-2010

Pedro Batista (Oleiros) no S. Bernardo 2009-2010

Tiago Moreira (Emp. Comércio) no Belenenses 2009-2010

25/03/2009

EHF DÁ PRIMEIRO PASSO PARA COMBATER CORRUPÇÃO COM ÁRBITROS

A EHF como consequência da noticias que tem vindo a publico recentemente de alegados subornos e falseamento de resultados, vai tomar a primeira medida concreta e oficial.
A partir de agora a dupla nomeada para os jogos internacionais, apenas será divulgada 2 horas antes da cada jogo, minimizando assim o risco de tentativas ilícitas de favorecimento.
A avaliação da dupla de arbitragem nos jogos dos 1/4 finais das competições europeias será efectuada por especialistas independentes e não pelos delegados da EHF.
Foi também enviado questionário aos árbitros para que estes possam divulgar a sua experiência e contactos com anteriores clubes e mesmo selecções.
Com isto reduz-se a probabilidade de acontecer, mas não se impossibilita dado que tá é impossível.
Contudo não podíamos deixar de passar esta medida.
Ver noticia completa aqui:

24/03/2009

ALGUM HUMOR TAMBÉM É NECESSÁRIO...

E que tal pedirmos ao Toni Carreira para fazer uma música para os sucessos da nossa selecção???

Neste caso como eles são já tão distantes o melhor mesmo é apostar no Marco Paulo.

Vejam o exemplo croata.



QUAL A VERDADEIRA DIMENSÃO EM PORTUGAL?

Numa altura em que existe grande clima de suspeição na arbitragem internacional, em que desde finais europeias estão sob suspeita de corrupção activa e falseamento de resultados, seria interessante questionar qual a dimensão deste "fenómeno" extra desportivo no nosso país e mais concretamente na nossa modalidade.

Sabemos que este é um tema demasiado picante, demasiado controverso e demasiado melindroso, contudo gostaríamos de saber se vocês já tiveram uma experiência que vos levasse a pensar que algo de estranho se passava, ou se inclusive assistiram a uma situação que gostaria de divulgar mas nunca tiveram o meio para isso.

Apenas lançamos este desafio complicado, dado que verificamos que no estrangeiro tudo está a vir acima neste momento, e como sempre que se fala em arbitragem nos blogues portugueses, existe sempre grande clima de suspeição e revolta.

Esta é a oportunidade para abrirmos o livro...

SINCERIDADE OU CONIVÊNCIA QUANTO BASTE?

Ex-árbitro suíço revela mais pormenores de corrupção

Depois de na semana passada terem surgido notícias a dar conta de resultados combinados ao mais alto nível no andebol, hoje, Michel Falcone, ex-árbitro suíço, revela mais pormenores sobre actos de corrupção no andebol internacional.

"Existe a linha do álcool, da comida, das mulheres e do dinheiro. Depois depende dos gostos de cada árbitro e da sua receptividade. Se assim for, arranjam-se essas coisas", começou por revelar o suíço de 49 anos, em declarações à televisão alemã "NDR".

"Se ficarmos calados estamos a tornar-nos cúmplices", continua o ex-árbitro, que dirigiu mais de 300 jogos internacionais e que se retirou em 2006.

"As tentativas de corrupção começam logo em casa, antes de partirmos para os jogos e para o estrangeiro. Cheguei a receber telefonemas de colegas ou de secretárias a dizer-me para fazer uma lista daquilo que gostava de ter que depois teria direito a tudo isso", conta.

Perante estas ofertas, há "apenas dois caminhos a seguir", explica Falcone. "Ou aceitávamos e fazíamos cara de felicidade, ou podíamos correr no final do jogo. Se não aceitares podes fugir porque nem a polícia te salva. Aliás, já tive a polícia a bater-me e só tive uma solução. Correr para bem longe", denuncia.

Colocamos a negrito aquilo que para nós é considerado de gravíssimo.

E porque apenas agora este arbitro revelou tudo isto? Se calhar para poder usufruir de todas as regalias que foi arrecadando com estes esquemas que tornam o desporto num antro de corrupção.

NUNO GRILO E FILIPE MARTINS NO F.C.PORTO

“Os jogadores do S. Bernardo Nuno Grilo e Filipe Martins são, segundo o presidente do clube aveirense, os próximos reforços do FC Porto.

Nuno Grilo e Filipe Martins são reforços do FC Porto. Se o último já pertencia aos quadros dos dragões, uma vez que actuava por empréstimo no S. Bernardo, já o mesmo não se pode dizer em relação a Nuno Grilo.

O jogador, com apenas 22 anos, não terá aceite a opção por mais um ano com o clube de Aveiro, pelo que, segundo o presidente do clube, "irá para o FC Porto".”

Fonte: www.ogolo.net

Nuno Grilo tem estado em grande destaque na equipa aveirense e mesmo no campeonato da liga, sendo por muitos considerado como o jogador revelação da presente época. Na selecção começa já a desempenhar papel importante, o que lhe permitirá obter um crescimento mais sustentado baseado também numa maior experiencia ao alto nível.

O Porto continua com a sua politica racional de contratações, dado que aposta em jovens com futuro bastante promissor, assegurando assim um possível futuro repleto de vitórias.

O S.Bernardo por seu lado perde um dos seus jogadores mais influentes e decisivos, surgindo a vital necessidade de ir "às compras". 

Para os lados de Aveiro já se consta que S.Bernardo irá pescar alguns jogadores ao vizinho Alavarium, sendo João Vilar neste momento um jogador apetecivel.

A ver vamos os próximos episódios.

22/03/2009

VITÓRIA SUADA, MAS MERECIDA


Portugal vence Luxemburgo por 26-33

Num jogo que se esperaria mais fácil dado que Portugal defrontava o actual ultimo classificado, podemos dizer que não foi bem assim a história de jogo.

Uma primeira parte bastante equilibrada em que os Luxemburgueses venderam caro o jogo, chegando ao intervalo apenas com uma diferença de 1 golo para Portugal.

Foi notório que na primeira parte portuguesa acima de tudo falhou a eficácia defensiva. Desde pouca noção de ajuda, ate uma defesa pouco profunda na sua 2ªlinha defensiva, permitia a que fosse sempre possível aos luxemburgueses atravessar o bloco criado. O facto de terem aproveitado em grande parte a desastrosa exibição de João Lopes, fez com que Luxemburgo fosse para o intervalo moralizado.

Na 2ªparte Portugal entrou a todo o gás e demonstrou que queria a vitória a todo o custo. E conseguiu começar a alicerçar a vantagem que daria a “confortável “vitória final. O facto de a meio da 2ªparte os luxemburgueses terem ficado reduzidos a 4 elementos de campo(3+gr) foi considerado por assim dizer a machadada final nas pretensões de uma possível surpresa.

Não podemos também deixar de referir que Luxemburgo com 4 jogadores no ataque conseguiu mesmo assim marcar golo contra 6 defensores de Portugal. Hoje funcionaram as transições rápidas e o CA dado que o jogo também deu para isso.


ALGUMAS NOTAS DO JOGO
Hugo Figueira fez um jogo miserável, em que apenas defendeu no máximo 4 bolas. Muito pouco para um GR de selecção A.

Laurentino esteve bem e galvanizou a equipa. Mas consideramos que esta selecção necessita de um GR mais “sólido” e experiente porque em momentos de grande tensão com equipas experientes isto só não é por si só suficiente.

José Costa desta vez entrou de inicio e foi sempre um quebra-cabeças para a defesa do Luxemburgo.

David Tavares e Pedro Solha foram duas autênticas flechas orientadas para a baliza adversária.

Carlos Carneiro assumiu hoje mais o jogo do que contra a França, arriscando mais do que no jogo passado.

Cláudio Pedroso esteve bastantes furos abaixo do que o que tinha feito contra a França.

João Lopes a nosso entender teve desastroso a defender, fazendo levantar a duvida do porque da sua constante convocação e utilização nesta equipa.


Fábio Magalhães e Nuno “Grilo” são dois jovens promissores que consideremos que devem ser apostas constantes nesta selecção. Ai Olsson tem estado bem.

Neste jogo já conseguimos ver um pouco mais de Bosko e podemos dizer que gostamos, estando na defesa até algo melhor que João Lopes.

Álvaro Rodrigues e Salgado não tiveram grandes momentos de destaque.

OLSON
Mais uma vez cisma com a convocatória de apenas 2 jogadores extremos. E não conseguimos entender porque. Alias nem entendemos como é que Solha e Tavares não estiveram no mínimo no banco contra a França. Se um extremo se lesionada? Quais as adaptações?
Olson faz ainda muitas alterações sistemáticas e constantes durante o jogo quebrando o ritmo e o entrosamento. Ora mete o Fábio Magalhães a atacar a LE e a defender a Ld, ora mete o Grilo a atacar e defender, ora mete o José Costa a atacar e o José Lopes ou Álvaro a defender. POR vezes sentimos que existe uma desorientação no jogo devido a tantas alterações. Isso contra a França foi evidente, hoje também em muitos momentos.


Equipa portuguesa e dados segundo site da Federação Luxemburgo.

Hugo Figueira

Hugo Laurentino

João Lopes- 1 Golo 1x2m

Fábio Magalhães- 4 Golos 1 X2m

Claudio Pedroso- 1 Golo

Alvaro Rodrigues- 1 Golo

Pedro Solha- 6 Golos

David Tavares – 9 Golos

José Costa 0 Golos

Carlos Carneiro- 6 Golos

Bosko Bjelanovic- 1 Golo

Nuno Pereira- 4 Golos 1x 2m

Eduardo Salgado 0 Golos

Tiago Rocha 0 Golos

Ver ficha em

http://www.enneff.lu/FLH/LiveTickerFLH_QualiCE_POR.html

A França venceu a Letónia por 34-22.

Group 6

TEAMS
MATCHES
TWDL
GOALSDIFFPTS
1Czech Republic4400131:103288
2France4301124:99256
3Portugal4301121:11386
4Latvia6204171:184-134
5Luxembourg6006142:190-480


Consultar jogos já realizados, resultados e jogos que faltam.

http://www.ehf-euro.com/aut2010/schedule-results/qualification/group-6.html


MAIS UMA ELIMINATÓRIA NA "ESPECTACULAR" TAÇA PR


Emp. Comércio - Belenenses, 24 – 26- um jogo com 120 espectadores
Ismai - Ginásio, 28 – 27 - um jogo com 120 espectadores
Isave - Camões, 31 - 25 um jogo com 65 espectadores

Juve Lis - Benfica, 8 Abril ÀS 20:30 no Pav Juv.Lis

Média de espectadores nos ¼ finais da taça PR= +/- 100 espectadores(falta jogo Juve Lis- Benfica)

Uma taça onde a surpresa maior foi a vitória do Isave sobre o primodivisionário Camões. Surpresa para quem não acompanha o andebol, dado que este Isave como é sabido tem uma equipa que na primeira divisão estaria a lutar pelos lugares cimeiros.

De salientar também que esta taça continua a não entusiamar e tirando o facto do Emp.COmércio- Belenenses ser no mesmo dia e hora do Portugal- França, para os outros jogos nada faria esperar tão pouco publico.

COMEÇOU A FASE FINAL DO FEMININO

FEMININO FASE FINAL
Grupo A (1ª jornada):

Colégio Gaia - Gil Eanes, 27 - 25

João Barros - Madeira, Sad, 15 - 23

Nesta primeira jornada não existiram surpresas, dado que o Madeira SAD foi "passear" a Leiria, e o Gil Eanes apesar de ter dificultado e muito a vida meninas de Gaia, estando ao intervalo a vencer por 10-14 o que é certo é que não conseguiu vencer o jogo. Não podemos deixar de referir a exclusão de DONNER o que quererá dizer algo...

Não podemos deixar também de referir que num jogo como este em que se disputa já a fase final, estiveram presentes aproximadamente 100 pessoas a assistir. È o nosso andebol...

FASE MANUTENÇÃO

Grupo B (3ªjornada)
Almeida Garrett - Santa Joana, 29 - 30
Maiastars - Sports Madeira, 27 - 30
Porto Salvo - Juve Lis, 20 - 17